Alunos de Museologia da UFSC apresentam mostra interativa no CIC

16/10/2013 08:20

“Além de 3X4”, exposição organizada por seis estudantes do curso de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi inaugurada em 3 de outubro, no Museu da Imagem e do Som, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. A exposição está aberta ao público, com entrada gratuita, de terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h, e pode ser visitada até o dia 6 de novembro.

A partir de um exercício na disciplina “Comunicação Museológica”, ministrada pela professora Elisa Ennes, surgiu a ideia da exposição. O Museu da Imagem e do Som cedeu seu espaço permitindo que os alunos experimentassem, no mundo real, os fundamentos dessa atividade.

Alunos do Curso que fazem sua primeira exposição num espaço público: Fernanda Sasse, Kátia Bordinhão, Leonardo Lemos, Lúcia Valente, Renilda Oliveira e Saulo Moreno Rocha.

Na mostra será examinado um objeto singelo que, olhado de perto, tem extraordinário significado, a foto 3×4. Pretende-se mergulhar nos significados e nas leituras desse ícone que nos identifica e com o qual temos uma relação durante praticamente toda a vida. Há quem odeie suas fotos 3×4, há quem as ignore, há quem nem lembre de quantas fotos 3×4 tirou ao longo da vida. E no momento em que se abstrai o documento, suporte da foto e sua finalidade mais imediata, podemos alcançar outras dimensões estéticas, lúdicas e de observação humana.

Essa viagem foi montada numa mostra interativa, que envolverá o público, levando-o a se identificar com as “caixas de recordação”, objetos pessoais que contam um pouco da história de cada um e que tem, como personagens indispensáveis, as fotos 3×4 próprias e de amigos, antigos amores, afetos que se foram. Num outro módulo, são mostradas obras artísticas que se apropriam desse formato. Vídeos, painéis onde os visitantes poderão deixar suas impressões digitais e outros recursos, para garantir a mobilização e a atenção dos visitantes.

Confira reportagem da TV UFSC:

Artistas Convidados

André Valente
Genoina Battistini
José Carlos da Rocha
Kelly Kreis Taglieber
Leandro Serpa
Samya Gac Leite
Vanda M. Kair

Apoio

Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH); Centro Acadêmico Livre de Museologia (Camus) Curso de Museologia; Costelaria Ponta da Agulha e Cristal Vidraçaria.

Patrocínio

Ótica Rio Branco
ETS
Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina
Fundação Catarinense de Cultura
Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte
Governo de Santa Catarina

Serviço:

O quê: Exposição Além de 3X4.
Quando: até 6 de novembro.
Onde: Museu da Imagem e do Som, no Centro Integrado de Cultura (CIC), Avenida Irineu Bornhausen nº 5.600, em Florianópolis.
Mais informações: Saulo Moreno Rocha – saulomorenorocha@hotmail.com

Tags: CFHexposição Além de 3X4museologiaUFSC