Conferência sobre liberalismo com o jurista António Hespanha
O Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a conferência “Relendo o liberalismo – Novos olhares sobre o século XIX”, que será proferida nesta quinta-feira, às 19h, no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), pelo professor António Manuel Hespanha, da Universidade de Lisboa, um dos mais relevantes juristas e historiadores do direito na atualidade, atualmente vinculado à Universidade de Lisboa.
O evento é gratuito e aberto ao público.
Sobre o palestrante:
Licenciado e pós-graduado em Direito (Ciências Histórico-Jurídicas) e doutorado em História e Política Institucional Europeia, o prof. Antônio Manuel Hespanha é um dos historiadores mais citados internacionalmente, e foi considerado, juntamente com o espanhol Bartolomé Clavero, um dos grandes renovadores da história institucional e política dos países ibéricos e suas extensões coloniais.
Para além de numerosa colaboração dispersa em jornais e revistas especializadas, portuguesas e estrangeiras, e de várias traduções e adaptações de obras de referência no campo da História do Direito possui uma extensa bibliografia de obras publicadas sobre essa temática.
Foi professor convidado da Universidade de Yale, da Universidade Autónoma de Madrid, da Facoltà di Scienze Politiche da Universidade de Messina, da Universidade de Macau e da Universidade Autónoma de Lisboa (Departamentos de História e de Direito, bem como Directeur d’Études invité da École des Hautes Études en Sciences Sociales, de Paris, onde proferiu, em 1997, a lição inaugural do ano académico (Conférences March Bloch).
Desde 2011 é Professor Catedrático dos departamentos de Direito e de Relações Internacionais da Universidade Autónoma de Lisboa, onde lecciona História das Instituições, Filosofia do Direito e Teoria do Estado.
Atualmente é convidado da Escola de Altos Estudos promovida pela Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná,
Outras informações: (48) 3721-9287 ou ppgd@contato.ufsc.br.