Instituto Brasil Plural no ‘UFSC Entrevista’ desta segunda

22/07/2013 09:59
TV UFSC exibe documentário Brasil Plural

Cena de Brasil Plural

Nesta segunda, dia 22, às 20h, o programa UFSC Entrevista traz a coordenadora executiva do Instituto Nacional de Pesquisa Brasil Plural, Sônia Weidner Maluf, para falar um pouco dos projetos do instituto, que reúne uma rede de pesquisadores de diversas instituições universitárias brasileiras, entre elas as Universidades Federais de Santa Catarina, do Amazonas e a Universidade do Estado de Santa Catarina.

A TV UFSC exibiu no domingo, 21,  o documentário Brasil Plural, que retrata as diversas realidades brasileiras por meio de pesquisas antropológicas. O objetivo é o de contribuir para a elaboração de politicas públicas junto às populações estudadas, respeitando suas particularidades.

Catumbi de Itapocu

Catumbi de Itapocu

Catumbi de Itapocu

Apresentado em dezembro de 2012 como trabalho de conclusão de curso do aluno Paulo Ricardo Vitorio Júnior, o documentário “O Catumbi de Itapocu” mostra um dos últimos grupos a sobreviver ao tempo, revelando um marco de resistência e organização cultural. A tradição foi trazida para a localidade pelos ex-escravos Antonio Criolo e Manuel Banagala e figuras como o ex-capitão José Marcelino Maria contribuem para que o costume seja passado para as futuras gerações.

O filme, que será exibido terça-feira, 23, às 20h, traz questões curiosas como a que não permite que mulheres dancem – apenas carreguem a bandeira e mostra que a própria história do grupo ainda é uma grande incógnita, pois não se sabe de onde vieram os escravos fundadores, quando chegaram à região e nem a origem dos lugares onde são entoados.

Canto, dança, tambores, bandeiras, roupas coloridas e uma imagem da Nossa Senhora do Rosário. Esses são alguns dos elementos que fazem parte da manifestação cultural do grupo Catumbi para homenagear a santa. O folguedo afro-brasileiro é realizado todos os anos, desde 1854, na semana do Natal, e se mantém até hoje no distrito de Itapocu, em Araquari, no norte de Santa Catarina.

Para acompanhar a TV UFSC, sintonize o canal 15 da NET Florianópolis ou o Canal Aberto 63.1 Digital. A programação completa pode ser conferida nos sites www.tv.ufsc.br/grade.html ewww.tvbrasil.ebc.com.br. Assista aos boletins de notícias também no www.youtube.com/tvufsc.

 

Tags: Instituto Brasil PluralSônia MalufSônia Weidner MalufTV UFSCUFSC