Estudante da UFSC vence prêmio de melhor artigo em conferência no Canadá

Eliza Gomes conquistou o prêmio de melhor artigo de estudante na Conferência Internacional sobre Sistemas de Computação de Alta Performance do Canadá. Foto: Henrique Almeida / Agecom / UFSC
A pós-graduanda da Universidade Federal de Santa Catarina Eliza Gomes recebeu o prêmio de melhor artigo de estudante na Conferência Internacional sobre Sistemas de Computação de Alta Performance (International Conference on High Performance Computing System – HPCS, 2013), realizada no início de junho em Ottawa, no Canadá. Eliza é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, orientada pelo professor Mario Dantas.
A conferência reuniu trabalhos sobre sistemas computacionais de alta performance, chamados também de supercomputadores, que têm aplicação em áreas tão diversas quanto Engenharia, indústria automobilística, petroleira, na Medicina e até no Jornalismo. Esses sistemas agregam computadores de forma a aumentar a capacidade de processamento para resolver determinado problema.
O tema do artigo de Eliza é “Uma abordagem de reserva de recursos para um ambiente oportunista de computação”. Sua pesquisa trabalha com um cenário em que os computadores distribuídos em rede podem ser utilizados, quando ociosos, como voluntários para cálculos em pesquisas. É o princípio utilizado, por exemplo, pelo projeto de astronomia Seti at home, que busca algum vestígio de vida extraterrestre por meio de sinais de rádio interplanetários.
Eliza desenvolveu um sistema que beneficia os usuários que precisam usar um sistema de computação distribuída. Com ele é possível reservar um equipamento específico, que melhor se adeque às suas necessidades. Por exemplo, se o usuário precisa de um computador com uma grande capacidade de memória, faz a reserva e toda vez que o sistema identificar um computador livre no horário reservado, ele será alocado para o usuário.
Se o computador não estiver disponível naquela hora, o sistema irá buscar um que tenha características semelhantes. O sistema busca também o próximo intervalo de tempo disponível, caso a primeira reserva tenha falhado. “A ideia é oferecer o melhor esforço para que o usuário consiga executar sua aplicação”, explica a estudante.
As soluções de computação distribuída visam aumentar a taxa de uso dos supercomputadores. “Atualmente a taxa é de 60% de ociosidade”, explica o professor Mário Dantas. É um fato cotidiano: toda vez que alguém deixa o computador ligado enquanto realiza outra atividade, existe capacidade de processamento ociosa. “O artigo de Elisa enfoca um aspecto novo, que é a reserva antecipada de um equipamento específico em um ambiente oportunista”, completa.
Desenvolvido no Laboratório de Pesquisa em Sistemas Distribuídos (Lapesd), do Centro Tecnológico (CTC) da UFSC, o software de Eliza teve como base o projeto InteGrade da Universidade de São Paulo. A publicação do artigo é um dos requisitos para a defesa do mestrado, que está prevista para agosto.
Prêmio Best Student Paper: “Towards a Resource Reservation Approach for an Opportunistic Computing Environment”
Autores: Eliza Gomes e Mário A.R. Dantas
Evento: International Conference on High Performance Computing System (HPCS)
Ottawa, Canadá, 2 a 6 de junho de 2013 (Capes-Qualis: B3).
Mais informações: Eliza Gomes (eliza.gomes@posgrad.ufsc.br)
Laura Tuyama / Jornalista da Agecom / UFSC
laura.tuyama@ufsc.br
Fotos: Henrique Almeida / Agecom / UFSC
henrique.almeida@ufsc.br