Compositor Alberto Andrés Heller participa do Círculo de Leitura

27/06/2013 10:11

O argentino Alberto Heller é um dos mais expressivos músicos eruditos atuais

A 68ª edição do Círculo de Leitura de Florianópolis, marcada para esta quinta-feira, dia 27, terá como convidado o compositor, pianista, escritor e professor Alberto Andrés Heller. Autor dos livros “Fenomenologia da expressão musical” (2006) e “John Cage e a poética do silêncio” (2011), ambos lançados pela Editora Letras Contemporâneas, Heller tem 12 CDs gravados e é um dos mais expressivos músicos eruditos atuais, com atuação no Brasil e no exterior. O encontro será na Sala Harry Laus da Biblioteca Universitária da UFSC, a partir das 18h30min.

Nascido em 1971 na Argentina, Alberto Heller iniciou seus estudos em Curitiba, para onde sua família se mudou em 1973. Depois, fez graduação e especialização como pianista concertista em Weimar, na Alemanha. Na volta para o Brasil, realizou mestrados em educação e literatura na UFSC e especialização em Gestalt-terapia no Instituto Müller-Granzatto.

Ligado às áreas de arte, filosofia e psicoterapia, Heller vem fazendo apresentações solo e atuando junto a diversas orquestras, e em 2007 recebeu o Prêmio Edino Krieger, concedido pela Academia Catarinense de Letras e Artes, como personalidade musical do ano. Em 2012, “John Cage e a poética do silêncio” recebeu o prêmio da Academia Catarinense de Letras como o melhor ensaio da temporada.

Entre suas composições, destacam-se a “Sinfonia Terra” (para orquestra, coro e solos de soprano e barítono), “Aurora consurgens” (concerto para piano, violino, viola e orquestra sinfonia), “Oratório de Natal”, “Concerto para piano e orquestra” e “Onze momentos (para violoncelo e piano). Como intérprete, além das próprias composições e improvisações, seu trabalho ressalta o estilo clássico (Mozart, Beethoven e Schubert) e o repertório do século XX (Debussy, Ginastera e Villa-Lobos).

Os CDS mais recentes são “Nondual piano Meditations” (com obras para piano de sua autoria) e “Piano landscapes” (Chopin, Liszt, Debussy, Villa-Lobos, Piazzolla e Ginastera). Várias de suas obras para orquestra de cordas foram gravadas em 2005 pela Camerata Florianópolis, sob a regência do maestro Jeferson Della Rocca. Em 2007, foi gravado o álbum duplo “As vozes da poesia”, com 20 poemas de autores catarinenses musicados para coro e piano por Alberto Heller, com a Polyphonia Khoros, sob a regência da maestrina Mércia Mafra Ferreira.

Heller lecionou entre 1994 e 1998 na Escola de Música e Belas Artes de Jena, na Alemanha, e de 2001 a 2004 na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis, no curso de bacharelado em Música. Também ministra cursos, palestras e seminários e atua como professor em festivais e como jurado em concursos. Como maestro, regeu a “Missa da Coroação” de Mozart, o “Réquiem” de Fauré e composições próprias.

Na introdução do livro “Fenomenologia da expressão musical”, Alberto Andrés Heller escreve: “Aprende-se nas escolas de música a interpretar obras de Bach, Beethoven, Chopin e de tantos outros compositores consagrados pela tradição musical. A princípio isso não apresenta problema algum – é fundamental conhecer as obras maravilhosas que esses autores produziram. O problema é que não se ensina a fazer o que eles fizeram – criar; apenas se ensina a reproduzir o que eles fizeram. É como se nas escolas se ensinasse a ler mas não a escrever (o que não significa que se pretenda que todos os estudantes de música se tornem compositores – assim como não se pretende que quem aprende a escrever se transforme necessariamente num grande escritor ou poeta – o que não nos isenta obviamente da necessidade de aprender a expressar-nos por meio da escrita)”.

Para mais informações, os telefones de Alberto Heller são (48) 3234-4194 e 9913-2796.

O CÍRCULO

Criado pelo poeta Alcides Buss, professor aposentado da UFSC, o Círculo de Leitura é um projeto que permite ao convidado e aos presentes discutirem informalmente sobre os livros que estejam lendo, as leituras do passado e as influências de outros autores sobre o seu trabalho. Escritores e jornalistas como Salim Miguel, Oldemar Olsen Jr., Fábio Brüggemann, Inês Mafra, Mário Pereira, Maicon Tenfen, Cleber Teixeira, Dennis Radünz, Rubens da Cunha, Renato Tapado, Raimundo Caruso, Nei Duclós, Marco Vasques, Zahidé Muzart, João Carlos Mosimann e Mário Prata foram alguns dos participantes das etapas anteriores do projeto.

Tags: Alberto Andrés HellerCírculo de LeituraUFSC