Coletivo Kurima promove Café Ndimba nesta sexta-feira
O Coletivo Kurima – Estudantes Negros e Negras da UFSC -, um dos organizadores do Projeto Cafés Culturais da Secretaria de Cultura (SeCult) da Universidade, traz o Café Ndimba, no dia 28 de junho (sexta-feira), das 20h às 22h, no Templo Ecumênico, para apresentar as manifestações artístico-culturais negras, as questões do universo vivenciado pelos coletivos, estudantes, e sociedade por este viés. Nesse primeiro evento, o Coletivo comemora seus dois anos de atuação.
Programação:
Dois curtas serão apresentados em parceria com o Cine Paredão. As sinopses seguem abaixo:
“O Papel e o Mar”
O filme narra o encontro imaginário entre João Cândido, líder da Revolta da Chibata, e a catadora de papel e escritora Carolina Maria de Jesus, autora do livro Quarto de Despejo (traduzido em 11 idiomas), em pleno centro do Rio de Janeiro.
“Coletivo Kurima: 2 Anos em Ações e a Arte Negra Integrando Individualidades na UFSC”
O que é o Coletivo Kurima? Por que surgiu? Para que serve? Suas ações, desafios, realizações, o movimento de integração pela arte, suas contribuições no meio acadêmico e sociedade externa.
Roda Musical
Coffee Break
O Café Ndimba convida a comunidade para ver e contribuir nos movimentos, diálogos, da arte e cultura negra produzida em Florianópolis, Brasil e diásporas negras.
Saiba mais sobre o Café Ndimba:
O Café Ndimba, que significa “Cantador” em dialeto crioulo de São João da Chapada (MG), deseja que assim como o cantar é um prazer para muitos, que em nossos encontros mensais, desfrutemos de mais momentos de arte, cultura e lazer numa sexta-feira digna de tal deleite. Com um tema de arte ou cultura negra a ser abordado e a apresentação da modalidade; teremos diálogos, movimentos, com roda musical e uma vela que definirá o tempo do encontro, que chegará ao final quando a vela acabar.
O coletivo inspirou-se em algumas das nuances, da bela manifestação cultural paulistana: “O Samba da Vela”, que propõe aos participantes preservarem a tradição do samba e tem a vela para cronometrar o tempo do encontro.
Com o Café Ndimba ampliamos um pouco a proposta, para a criação de um espaço de manifestação artístico cultural, experimentações, exposições de produções acadêmicas e populares; que preservem, valorizem, visibilizem a arte e cultura negra, motivando a sua manifestação prazerosa em espaços diferenciados informais, com mais interação dos participantes. Buscando mantê-la presente, fortalecendo e estimulando reflexões, trocas de saberes e conhecimentos no meio acadêmico e sociedade externa; aproximando-os mais da diversidade artístico cultural afrobrasileira, africana e das diásporas negras.
Informações: coletivokurima@gmail.com
Membros do Coletivo Kurima:
Roberta Lira – Artes Cênicas – (48) 9914-2493
Luís Antônio de Sousa – Serviço Social – (48) 9663-4766
Cher Lopes – Arquitetura – (48) 9924-7760
Josiane Martins Gonçalves – Direito – (48) 9965-9076
Guilherme Andrade dos Santos – Direito – (48) 8432-1780
Renata Lima – Psicologia – (48) 9909-2212