Alunas de Artes Cênicas da UFSC no Bloomsday de São Paulo
Alunas do curso de Artes Cênicas da UFSC participam do Bloomsday de São Paulo, no dia 14 de junho, com a apresentação, às 20 horas, da peça Minha pequena Irlanda, na Casa Guilherme de Almeida. O Bloomsday é comemorado sempre no dia 16 de junho, em homenagem a Leopold Bloom, protagonista do romance Ulisses, do escritor irlandês James Joyce (1882-1941). Festas, performances, festivais literários são promovidos em várias cidades do mundo, para marcar a data. Em Florianópolis, o lançamento da nova edição do jornal “Qorpus” (http://qorpus.paginas.ufsc.br/) comemorará o Bloomsday.
A peça Minha pequena Irlanda propõe um diálogo entre ficção e biografia, mesclando as cartas trocadas entre James Joyce e Nora Barnacle com fragmentos do capítulo VIII de Finnegans Wake (1939), último romance do escritor irlandês. Minha pequena Irlanda é um processo colaborativo do qual participam Ana Paula Gozalo de Araujo, Jacqueline Kremer e Marina Veshagem, alunas do curso de artes cênicas da UFSC, sob a coordenação da professora Dirce Waltrick do Amarante.
Sobre a peça Minha pequena Irlanda
No capítulo VIII de Finnegans wake (1939), último romance de Joyce, duas lavadeiras/bruxas discutem a vida íntima do casal protagonista da obra: HCE e Anna Livia Plurabelle, que seriam respectivamente os “duplos” de James Joyce e de sua mulher Nora Barnacle. O diálogo das lavadeiras incorpora alguns temas das cartas trocadas pelo casal. Nas cartas, Nora é chamada pelo marido de “minha pequena Irlanda”. Ficção e realidade dialogam na apresentação cênica simultânea de fragmentos de Finnegans wake e das cartas que Joyce e Nora trocaram.
Direção: Ana Paula Gozalo, Marina Veshagem e Jacqueline Kremer.
Dramaturgia: Dirce Waltrick do Amarante, Marina Veshagem e Jacqueline Kremer.
Cenário: Marina Veshagem e Jacqueline Kremer.
Figurino: Khalil Kremer.
Duração: 50 minutos.
http://www.casaguilhermedealmeida.org.br/
Mais informações:
Professora Dirce Waltrick do Amarante – dwa@matrix.com.br