Alunas de Artes Cênicas da UFSC no Bloomsday de São Paulo

10/06/2013 09:47

Alunas do curso de Artes Cênicas da UFSC participam do Bloomsday de São Paulo, no dia 14 de junho, com a apresentação, às 20 horas, da peça Minha pequena Irlanda, na Casa Guilherme de Almeida.  O Bloomsday é comemorado sempre no dia 16 de junho, em homenagem a Leopold Bloom, protagonista do romance Ulisses, do escritor irlandês James Joyce (1882-1941). Festas, performances, festivais literários são promovidos em várias cidades do mundo, para marcar a data. Em Florianópolis, o lançamento da nova edição do jornal “Qorpus” (http://qorpus.paginas.ufsc.br/) comemorará o Bloomsday.

A peça Minha pequena Irlanda propõe um diálogo entre ficção e biografia, mesclando as cartas trocadas entre James Joyce e Nora Barnacle com fragmentos do capítulo VIII de Finnegans Wake (1939), último romance do escritor irlandês. Minha pequena Irlanda é um processo colaborativo do qual participam Ana Paula Gozalo de Araujo, Jacqueline Kremer e Marina Veshagem, alunas do curso de artes cênicas da UFSC, sob a coordenação da professora Dirce Waltrick do Amarante.

Sobre a peça Minha pequena Irlanda

No capítulo VIII de Finnegans wake (1939), último romance de Joyce, duas lavadeiras/bruxas discutem a vida íntima do casal protagonista da obra: HCE e Anna Livia Plurabelle, que seriam respectivamente os “duplos” de James Joyce e de sua mulher Nora Barnacle. O diálogo das lavadeiras incorpora alguns temas das cartas trocadas pelo casal. Nas cartas, Nora é chamada pelo marido de “minha pequena Irlanda”. Ficção e realidade dialogam na apresentação cênica simultânea de fragmentos de Finnegans wake e das cartas que Joyce e Nora trocaram.

Direção: Ana Paula Gozalo, Marina Veshagem e Jacqueline Kremer.
Dramaturgia: Dirce Waltrick do Amarante, Marina Veshagem e Jacqueline Kremer.
Cenário: Marina Veshagem e Jacqueline Kremer.
Figurino: Khalil Kremer.
Duração: 50 minutos.

http://www.casaguilhermedealmeida.org.br/

Mais informações:
Professora Dirce Waltrick do Amarante – 

Tags: artes cênicasBloomsdayUFSC