UFSC sedia neste sábado simpósio sobre álcool e outras drogas
O Simpósio “Álcool e outras Drogas – Formação Profissional e Práticas de Atenção” – será realizado no dia 11 de maio, sábado, a partir das 8h30min, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O público-alvo é composto de estudantes e profissionais das áreas da saúde, assistência social, educação e segurança pública. As vagas são limitadas, a entrada é gratuita, e as inscrições serão feitas no local.
A abertura do evento será com a conferência “Drogas e contexto social”, a ser ministrada pela professora Ana Regina Noto Faria, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pesquisadora do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas (Cebrid). O evento é promovido pelo Centro Regional de Referência para Formação de Profissionais que atuam com Usuários de Crack e outras Drogas e seus Familiares (CRR/UFSC), o qual é liderado pelos docentes Marcos Antônio Lopes, Tadeu Lemos e Daniela Ribeiro Schneider.
O CRR tem como objetivo incrementar a formação dos profissionais que atuam nas áreas da Saúde, Educação, Assistência Social, Poder Judiciário, Ministério Público e Segurança Social para o desenvolvimento de ações de identificação, prevenção, intervenção e reinserção social do usuário de drogas e de suas famílias. “Há uma demanda da sociedade por profissionais que saibam lidar com este assunto”, afirmou o coordenador do Centro e psiquiatra Marcos Antônio Lopes.
O Simpósio coincidiu com o início das atividades do CRR. Desde março, foram abertos dois cursos de treinamento aos profissionais dos municípios de Florianópolis, Palhoça e São José, que finalizam em maio. Marcos Lopes afirma que, aparentemente, o curso está atendendo a proposta inicial e os feedbacks até agora tem sido positivos. A previsão é que sejam ministrados mais cinco cursos durante o ano.
Em dois anos já foram criados em todo o Brasil 50 Centros Regionais. Em Florianópolis existe ainda o CRR- Escola de Saúde Pública de Santa Catarina.
Mais informações com o professor Marcos Lopes (CCS) pelo telefone (48) 3721-9014.
Vitória Greve/Estagiária de Jornalismo da Agecom/UFSC
vitoriagreve08@gmail.com