Professor André Báfica toma posse na Academia Brasileira de Ciências na próxima semana

02/05/2013 08:15

Professor André Báfica pretende trabalhar com a ABC para desenvolver educação científica em escolas de SC e fomentar discussões sobre financiamento para ciência básica no Estado. Foto: Wagner Behr

O professor da Universidade Federal de Santa Catarina André Báfica tomará posse no dia 7 de maio, na Academia Brasileira de Ciências (ABC), em cerimônia no Rio de Janeiro. Báfica foi eleito para o programa de Membro Afiliado e fará parte dos quadros da ABC, no período de 2013 a 2017. A cerimônia de posse dos novos membros será realizada durante a Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências de 2013, que acontece entre 6 e 8 de maio e tem como tema “Desenvolvimento Científico-Tecnológico: Rumo a Novos Patamares”.

“Ser Membro Afiliado da ABC é uma grande honra e indica o respeito de meus pares pelo que tenho contribuído para a ciência nacional. É um sonho de todo jovem cientista brasileiro e naturalmente isso me deixa muito lisongeado”, afirma André Báfica. “O principal benefício é a possibilidade de ser fonte de inspiração para jovens seguirem o caminho da ciência” complementa. Seu plano é trabalhar com a ABC para desenvolver educação científica em escolas de SC, além de fomentar o debate sobre financiamento para ciência básica no Estado.

André Luiz Barbosa Báfica é médico graduado pela Universidade Federal da Bahia, doutor em Patologia Humana pela Fundação Oswaldo Cruz e com pós-doutorado em Imunologia como bolsista Fogarty Fellowship junto aos Institutos Nacionais de Saúde (National Institutes of Health – NIH), dos Estados Unidos. É pesquisador do CNPQ-2 junto ao Comitê de Assessoramento em Imunologia. No início de 2012 foi anunciado como um dos vencedores do prêmio International Early Career Scientist (IECS) da Howard Hugues Medical Institute (HHMI), uma das mais importantes instituições que financiam pesquisas na área de saúde e biologia dos Estados Unidos.

Na UFSC desde 2007, é professor adjunto do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia, e atua também nos programas de pós-graduação em Farmacologia e Biotecnologia & Biociências. Em 2008, fundou o Laboratório de Imunofarmacologia e Doenças Infecciosas (LIDI), onde desenvolve atividades de ensino e pesquisa relacionadas à resposta imune a patógenos e imunofarmacologia.

Seu grupo tem como objetivo principal descobrir substâncias produzidas pela bactéria causadora da tuberculose (bacilo de Koch), que possam ser usadas como alvo vacinal no futuro. “Estudamos a entrada do bacilo de Koch em células do sistema imune chamadas de macrófagos utilizando técnicas imunológicas diversas”, explica. O grupo também desenvolve ferramentas a partir de modelos in vitro com células humanas ou in vivo com animais de experimentação para abordar questões importantes de como o bacilo escapa do sistema imune.

Outra tema de pesquisa é a tuberculose bovina. Um estudo publicado recentemente descreve que animais infectados e sem sintomas da doença conseguem desenvolver uma resposta imune ativa durante a infecção natural. Na prática, esta descoberta pode ajudar no desenvolvimento de uma vacina ou tratamento para a doença.

Sobre a ABC – Fundada em 1916, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) é das mais prestigiosas entidades que reunem cientistas no Brasil. Tem como foco o desenvolvimento científico do Brasil, a interação entre os cientistas brasileiros e de outros países. Anualmente, promove uma eleição para identificar jovens pesquisadores de destaque, em todas as regiões do país, que se tornam Membros Afiliados da Academia por um período de cinco anos.

Veja entrevista para o programa Universidade Já/TV UFSC:


Leia também:

Pesquisa da UFSC revela novos indicadores para controle da tuberculose bovina

Professor da UFSC é premiado pelo Howard Hughes Medical Institute

Mais informações:

Professor André Báfica:
Tel: (48)3721-5203
andre.bafica@ufsc.br


Laura Tuyama / Jornalista da Agecom / UFSC
Fotos: Wagner Behr / Agecom / UFSC

Tags: Academia Brasileira de CiênciasAndré BáficaLIDIUFSC