Laboratório da UFSC produz animação em “stop motion”

20/05/2013 13:49

Laboratório da UFSC está desenvolvendo uma animação em stop motion voltada para o público infantil. Foto: Jair Quint/Agecom

Um projeto de extensão do Laboratório de Pesquisa em Imagem de Som (Lapis), do Departamento de História/CFH da UFSC, está desenvolvendo uma animação em stop motion sobre mudanças nos hábitos alimentares, voltada para o público infantil. A equipe é formada por seis estagiários das últimas fases dos cursos de História, Cinema e Design, e pelo coordenador do projeto, Henrique Luiz Pereira Oliveira. “Nossa intenção é, futuramente, disponibilizar o material na internet”, afirma o professor.

A animação, com o nome provisório de “Super Plunf”, conta a história de um menino que se depara com três cenários: sua casa, em que o alimento é instantâneo e sem sabor (o chamado Super Plunf); a casa da vizinha, onde a cozinha industrial transforma a comida em algo a ser ingerido em um curto espaço de tempo; e a casa dos avós, local em que a refeição é produzida e ingerida com mais demora e cuidado. “O enredo faz uma analogia com as transformações históricas dos processos de produção de alimentos”, explica Henrique.

As cenas serão gravadas nas próximas semanas, e a estimativa é de que a animação seja lançada até outubro. “Todo o processo acontece dentro do laboratório, estamos ganhando muita experiência com isso”, diz Ismael Godoy, estagiário do projeto e estudante da 6ª fase de Design de Animação na UFSC. O roteiro não prevê nenhum diálogo em “Super Plunf”, mas o enredo será guiado pelos sons que o personagem produz ao conhecer e ingerir novos alimentos.

Laboratório de Pesquisa em Imagem de Som (Lapis), do Departamento de História da UFSC. Foto: Jair Quint/Agecom

O projeto recebeu um financiamento de R$ 20 mil por meio de edital do Fundo Municipal de Cinema (Funcine), entidade que planeja e financia programas de natureza audiovisual em Florianópolis. Além dos estagiários, a equipe já contou com a participação de cerca de 20 pessoas para a produção de cenários, manuseio de equipamentos e desenvolvimento da trilha sonora.

O Lapis

Criado em 1996, no Departamento de História do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), o Lapis trabalha com projetos audiovisuais focados no sistema de educação escolar, proporcionando a reflexão sobre temas históricos. Além das disciplinas Oficina de Vídeo-História I e II oferecidas para os graduandos em História, o laboratório realiza oficinas destinadas aos professores das redes municipais e estaduais. Desde 2006,o Lapis também passou a desenvolver roteiros e vídeos curtos de animação ou stop motion.

Mais informações com  ou (48) 3721-6411.

Beatriz Nedel Mendes de Aguiar/ Estagiária de Jornalismo da Agecom/UFSC

Tags: CFHDepartamento de HistóriaLaboratório de Pesquisa em Imagem de SomLapisstop motionUFSC