Centro de Ciências Biológicas da UFSC inaugura laboratórios de bioquímica

27/05/2013 17:36

A solenidade de inauguração de laboratórios do Departamento de Bioquímica, Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UFSC, ocorreu na manhã desta segunda-feira, 27 de maio. O novo espaço de estudos, experimentos e pesquisas é constituído por três laboratórios: de Defesas Celulares; de Bioquímica e Biologia Molecular de Insetos; de Biologia Molecular e Biotecnologia de Leveduras; coordenados pelos professores do Departamento Alcir Luiz Dafré, Carlos Peres Silva e Boris Ugarte Stambuk, respectivamente.

O espaço é destinado aos alunos de graduação – bolsistas do Programa de Iniciação Científica (Pibic) -, pós-graduação (mestrado, doutorado e pós-doutorado) e aos professores e pesquisadores da área. Os laboratórios foram transferidos do CCB para o prédio do antigo Restaurante Universitário (RU), por questões de insalubridade e problemas na infraestrutura, decorrentes das fortes chuvas de 2010 e 2011.

As obras tiveram apoio da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (Proplan), por meio dos departamentos de Projetos de Arquitetura e Engenharia da UFSC (DPAE) e de Obras e Manutenção Predial (DOMP) e da Pró-Reitoria de Administração (Proad), por meio da Prefeitura Universitária (PU). O financiamento dos três laboratórios veio da UFSC e somente o laboratório responsável pelo professor Boris Stambuk obteve o financiamento de um convênio entre a Finep e a Empresa Cerradinho Bioenergia S.A – estes recursos foram administrados pelo professor do Departamento de Engenharia Mecânica (CTC) e coordenador geral do projeto, Sérgio Colle, também presente na solenidade. Esse projeto do laboratório de Biologia Molecular e Biotecnologia de Leveduras também contou com a colaboração da pesquisadora Julieta Monteiro.

Na inauguração estiveram presentes a reitora Roselane Neckel, a vice-reitora Lúcia Helena Martins Pacheco, a pró-reitora de Pós-Graduação Joana Maria Pedro, a diretora do CCB Sonia Gonçalves Carobrez, o chefe do Departamento de Bioquímica Nelson Gabilan, os representantes da Empresa Cerradinho Bioenergia S.A. Andréa Sandres Fernandes, Marcela Pedreiro e Marlene Baptistella, além de professores e estudantes. 

Mais Informações:

Departamento de Bioquímica: (48) 3721-9692 ou

Sonia Gonçalves Carobrez: (48) 3721-6324 ou (Currículo Lattes)

Boris Ugarte Stambuk: (48) 3721-6919 ou (Currículo Lattes)

Alcir Luiz Dafré: (48) 3721-9579 R. 211 ou (Currículo Lattes)

Carlos Peres Silva: (48) 3721-9795 R. 25 ou (Currículo Lattes) 

Anaíra Sarmento/ Estagiária de Jornalismo da Agecom/ UFSC

Fotos: Wagner Behr/Agecom/ FSC

Tags: CCBDepartamento de BioquímicainauguraçãolaboratóriosreitoriaUFSC