UFSC recebe prêmio “Camélia da Liberdade” na categoria Instituição de Ensino

10/04/2013 14:30

O Prêmio Camélia da Liberdade, que tem como slogan “Ação Afirmativa, Atitude Positiva” é uma manifestação institucional e pública do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP), que se realiza pelo sétimo ano, com o patrocínio da Petrobras. O Prêmio reconhece iniciativas que promovam as ações afirmativas como forma de contribuição para a superação das desigualdades raciais e sociais, de tal forma que fortaleçam os princípios democráticos que regem a nação brasileira.

O objetivo da premiação é incentivar empresas, universidades, governos, instituições públicas e veículos de comunicação a desenvolver projetos de ações afirmativas, de valorização da diversidade e inclusão étnica nos seus quadros, e que ao longo do ano tenham demonstrado compromissos concretos com a inclusão dos afrodescendentes na sociedade brasileira. Foram premiadas nessa edição 15 instituições e/ou personalidades.

O Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas (NUER) da UFSC, coordenado pela professora Ilka Boaventura Leite, foi contemplado com o Prêmio na categoria Instituição de Ensino. O NUER foi pioneiro no conjunto de estudos e políticas sobre quilombos no Estado de Santa Catarina e alguma extensões dessa influência no Rio Grande do Sul e Paraná. As pesquisas iniciaram em 1986 resultando nos primeiros trabalhos sobre o tema no sul do país. Durante esses 25 anos o NUER vem realizando pesquisas, consultorias, criação de acervos para consultas bibliográficas e projetos editoriais, a maioria voltados para estudos sobre a população afrobrasileira.

A solenidade de entrega do prêmio foi realizada no dia 24 de abril de 2013, na casa de espetáculo Vivo Rio, no Parque do Flamengo, Rio de Janeiro.

Mais informações: (48) 3721-2024/e-mail: nuer.ufsc@gmail.com/http://www.nuer.ufsc.br/

Tags: CEAPNUERPrêmio Camélia da Liberdade sétima ediçãoUFSC