Feira da EdUFSC apresenta versão mais acessível de “Homo Academicus”
Esgotado, após sucesso nacional e grande exposição na mídia, o clássico Homo academicus, de Pierre Bourdieu, ganhou uma segunda edição pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC). A obra, que faz uma ferrenha crítica às instituições, sobretudo à academia e seus membros, é uma das estrelas da Feira do Livro da EdUFSC, que vai até amanhã, dia 2 de abril, no Centro de Convivência da Universidade, no Campus Florianópolis. É a primeira vez que Homo academicus é traduzido para a língua portuguesa. A façanha é dos professores Nilton Valle e Ione Ribeiro Valle, ambos do Centro de Ciências da Educação da UFSC.
A nova edição, embora mantenha o projeto gráfico original, foi impressa numa versão mais barata: “a capa dura deu lugar à capa mole, sem nenhum demérito ao valor da obra”, avisa Sérgio Medeiros, diretor executivo da EdUFSC. Obra-prima do filósofo e sociólogo francês, Homo academicus põe o dedo na ferida, questionando, por exemplo, radicalmente o “poder classificatório e autorregulador dos intelectuais”. A obra foi lançada na França em 1984 e integra uma série de quatro livros que confrontam os paradigmas e “valores sagrados”da academia.
Bourdieu denuncia os mecanismos escolares de exclusão dos desfavorecidos e a “eleição” dos que denomina “herdeiros da academia”. A obra exerce forte influência e repercussão no Brasil. Falecido em 2002 e autor de 25 livros, sua obra permite uma autocrítica e estimula uma profunda reflexão sobre a violência do poder simbólico na Universidade. O pensador francês desnuda, em síntese, os mecanismos pedagógicos pelos quais a escola promove um “verdadeiro regime de exceção”(…)
Terminada a feira no campus, a EdUFSC marcará presença na Feira do Livro de Joinville, que acontece de 3 a 14 de abril no Centro de Exposições Edmundo Dobrawa. A presença da EdUFSC facilita a aproximação com o campus da Universidade sediado naquela cidade.
Mais informações pelos fones (48) 3721-9408 e 3721-9605, ou pelo site www.editora.ufsc.br
Moacir Loth/Jornalista da Agecom/UFSC
lothmoa@gmail.com