Mostra Eisenstein segue até 14 de dezembro

07/12/2012 10:00

Mostra Eisenstein, de 5 a 14 de dezembro, na UFSC

O Curso de Cinema da UFSC realiza a Mostra Eisenstein, no período de 5 a 14 de dezembro, no Auditório Henrique Fontes, Bloco B, Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC. Serão exibidos 10 filmes de Eisenstein: um longa-metragem por dia, mais dois curtas no primeiro dia, conforme a programação. As sessões terão início sempre às 18h30. O evento é gratuito e aberto ao público.

Com o objetivo principal de estimular o olhar a escapar desse lugar comum, descolar Eisenstein, e procurar outras proposições, outras imagens, a Mostra complementa a disciplina Eisenstein Ensaísta, que está sendo oferecida no Programa de Pós-Graduação em Literatura da UFSC. Por isso, a maioria dos trabalhos a serem apresentados será de alunos (mestrandos ou doutorandos) da disciplina. Cada trabalho pretende um deslocamento, e não terá, necessariamente, relação direta com o filme do dia, mas com aspectos de gestos de Eisenstein que podem ou não ter aparecido na tela.

No último dia da Mostra, 14 de dezembro, sexta-feira, será exibido O velho e o novo, quarto longa de Eisenstein, de 1929, com trilha sonora feita ao vivo (e composta especialmente para o filme) pela Orquestra Eletroacústica da UFSC.

A Mostra faz parte do projeto de extensão Punctum: Cinema e Pensamento, da revista Punctum (Curso de Cinema da UFSC), com apoio do Programa de Bolsas de Extensão vinculadas a Ações de Arte e Cultura (BEAC) 2012 da Secult/UFSC. A ideia central desse projeto é promover mostras (duas por ano), a partir de trabalhos de pesquisa que estejam de fato sendo desenvolvidos sobre cada assunto e que sejam apresentados durante cada mostra (opção que parece resistir melhor à tendência de queda no senso comum que cerca os debates soltos que costumeiramente aparecem, quando aparecem, após as projeções).

Sergei Eisenstein (1898-1948) foi acima de tudo um espírito irrequieto e debochado. O senso comum e os estudos de cinema reservaram a ele o lugar de “cineasta genial”, “teórico da montagem cinematográfica” ou (muito pior!) “propagandista da revolução soviética”. Tal lugar não deixa de corresponder, obviamente, a uma parte importante de seus gestos, mas está longe de contemplar o que há de mais curioso e vibrante em tudo aquilo que ele escreveu, desenhou, filmou ou quis filmar.

 

Programação:

 

Filme

Trabalho/debate

Quarta, 5/12

O diário de Glumova (1923) 6min

O prado de Bejin (1937) 31min

Que viva México! (1932) 90min

Abertura

Quinta, 6/12

Ivan, o terrível, parte 1 (1944) 103min

Sexta, 7/12

Ivan, o terrível, parte 2 (1958) 88min

Segunda, 10/12

Alexandre Nevsky (1938) 112min

“Notas sobre Apuntes”, Valdir Olivo Jr.

Terça, 11/12

A greve (1924) 82min

“Imagem-pensamento: possíveis diálogos entre Eisenstein e Flusser”, Josimar Ferreira

“Eisenstein traidor da dialética”, André Zacchi

Quarta, 12/12

O encouraçado Potenkim (1925) 75min

“Eisenstein biógrafo”, Paula Ribeiro

“Eisenstein em ruínas”, Maria Augusta Villalba Nunes

“O terminal”, Gustavo Osorio

Quinta, 13/12

Outubro (1927) 103min

“Corpos de Eisenstein”, Renata Santos

“O quadro como molécula da montagem” Giovana Zimermann

Sexta, 14/12

O velho e o novo (1929) 121min

(Orquestra Eletroacústica da UFSC)

Debate em torno da trilha sonora apresentada, com Julian Brozozowski

Mais informações:
Professor Luiz Felipe Soares – (48) 3721-6543.

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