Instalado na UFSC o comitê permanente do CT-Infra

31/10/2012 16:54

O comitê é formado por um representante de cada centro, dos campi e também da Propesq

Em cerimônia no auditório da Biblioteca Universitária na manhã desta quarta-feira, 31 de outubro, foi instalado o Comitê Permanente do Fundo Setorial de Infraestrutura (CT-Infra) da UFSC. O objetivo do comitê é institucionalizar e dar transparência aos projetos que recebem recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meio dos editais do CT-Infra. A cerimônia teve a presença das reitoras Roselane Neckel e Lúcia Pacheco, que entregaram as portarias aos membros do comitê.

Formado por um representante de cada centro de ensino, dos campi e da Pró-Reitoria de Pesquisa, o comitê representa uma nova abordagem para gerenciar o CT-Infra na UFSC. Até então, cada vez que a Finep publicava o edital do CT-Infra, a Universidade nomeava uma comissão responsável pelo processo de escolha dos projetos. Agora, o comitê permanente vai assumir a responsabilidade de receber os projetos, encaminhá-los à Finep, acompanhar sua execução ao longo do tempo e fazer os relatórios de prestação de contas. Os participantes terão mandato de dois anos, prorrogáveis por mais dois.

Para o pró-reitor de Pesquisa (Propesq), Jamil Assreuy Filho, a expectativa é que com o passar do tempo, seja possível transformar o Comitê Permanente do CT-Infra em um comitê gestor de projetos institucionais. “O comitê irá ajudar a gerenciar grandes projetos transversais e também a buscar recursos para os novos projetos”, afirma Jamil. A reitora Roselane Neckel destaca a relação deste comitê com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSC. “Por meio dos diagnósticos realizados neste âmbito será possível identificar quais são as áreas de pesquisa e setores estratégicos da UFSC que precisam de apoio”, explicou a reitora.

Nos últimos meses, uma equipe da Propesq, formada pelo professor Elias Machado e pelo administrador Gustavo Camelo, identificou todos os projetos CT-Infra em andamento. Entre as informações estão o número de laboratórios, os recursos liberados e as demandas ainda não concretizadas. Os dados estão reunidos no site http://propesq.ufsc.br/ct-infra/.

Sobre o CT-Infra – Finep – O CT-Infra é administrado pela Finep e foi criado com o objetivo de viabilizar a modernização e ampliação da infraestrutura e dos serviços de apoio à pesquisa desenvolvida em instituições públicas de ensino superior e de pesquisas brasileiras. Compra de equipamentos, criação e reforma de laboratórios são alguns exemplos de ações realizadas por meio do CT-Infra.

Mais informações:
http://propesq.ufsc.br/ct-infra/

Laura Tuyama / Jornalista da Agecom / UFSC
laura.tuyama@ufsc.br

Fotos: Henrique Almeida / Agecom / UFSC
henrique.almeida@ufsc.br

Tags: CT-InfraFinepPROPESQUFSC