Congresso da Anpet em Joinville promove debate sobre transporte e mobilidade

29/10/2012 10:58

Cerimônia de abertura do XXVI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Transporte (XXVI ANPET), que vai até o dia 1º de novembro

Iniciou neste domingo (28/10) o XXVI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Transporte (XXVI ANPET). O evento promovido pelo Campus de Joinville da UFSC acontece até  1º de novembro, no Hotel Bourbon, centro da cidade.  O objetivo é debater aspectos técnicos, gerenciais, políticos, ambientais, econômicos e sociais relativos a todas as modalidades de transporte, possibilitando a discussão de problemas enfrentados por administradores, operadores e usuários dos diferentes sistemas de transportes, bem como uma visão sistêmica da problemática contemporânea do setor. Mais de 300 pessoas participam do Congresso, onde serão apresentados cerca de 200 artigos científicos sobre transporte.

Na abertura oficial, o professor Acires Dias, diretor do Campus de Joinville, ressaltou o comprometimento da UFSC com o congresso e com a gestão da mobilidade. Disse que a cidade foi escolhida para o evento em função do modelo conceitual utilizado pela unidade de ensino nas engenharias de transporte. “Nossa formação enfoca a engenharia da mobilidade como ciência e tecnologia para transportar de forma segura pessoas, mercadorias e informações”.

O presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transporte (ANPET), Orlando Fontes Lima Júnior, ressaltou que a entidade vive um momento de renovação, impulsionado pelo momento político e econômico que tem pautado o tema da mobilidade.

A vice-reitora Lúcia Helena Pacheco considera que a área de transporte sempre representa grandes desafios, pois envolve temas permanentes na agenda pública: mobilidade urbana, segurança, transporte sustentável, menos gasto de energia e degradação ambiental. Também lembrou que a  dimensão continental do país dificulta o escoamento da produção, com a necessidade urgente de modernizar as rodovias e dimminuir o número de acidentes. Finalizou dizendo que a implantação do Centro de Engenharias da  Modalidade na UFSC é um reconhecimento deste setor estratégico para o desenvolvimento do país.

Na abertura do evento também foi lançada a última edição da revista da Associação Nacional de Transportes Terrestres, ANTT.

Programação

As principais áreas temáticas do Congresso incluem: Engenharia e Segurança de Tráfego; Políticas de Transporte; Planejamento de Transportes; Análise de Sistemas de Transportes; Transporte e Meio Ambiente; Economia dos Transportes; História e Geografia dos Transportes; Gestão e Organização do Transporte; Operação de Sistemas de Transportes; Infraestrutura de Transportes; Logística; Novas Tecnologias; Formação de Recursos Humanos em Transportes e Pesquisa e Parcerias em Transportes.

Nesta segunda-feira, será debatido o custo do transporte urbano, a lei da mobilidade urbana entre outros temas. O professor Acires Dias ministra pela manhã a palestra “O conceito do Centro de Engenharias da Mobilidade”, apresentando o modelo acadêmico utilizado pela UFSC em Joinville.

Serviço:

XXVI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Transporte (XXVI ANPET)

Local: Bourbon Joinville Business Hotel, rua Visconde de Taunay , 275, Joinville-SC, telefone (47) 2105-9000

Informações:  www.xxvianpet.org.br

Realização: Anpet, Centro de Engenharia da Mobilidade (CEM- Joinville, UFSC), Capes, CNPq, PET COPPE/UFRJ, Governo Federal e Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).

Informações:
Professor Acires Dias – CEM/UFSC – Joinville – 
Professora Liseane Thives – coordenadora do Grupo de Pesquisa e Gestão do Espaço (GE/UFSC) 

 

Paulo Fernando Liedtke / Agecom / UFSC

Fotos: Henrique  Almeida / Agecom / UFSC