Alunas do Jornalismo ganham 11º Prêmio Unimed SC

01/10/2012 17:23

O documentário radiofônico “Infância Interrompida – a batalha das crianças contra o câncer”, produzido pelas alunas do Curso de Jornalismo da UFSC, Camila Maria de Oliveira Peixer e Paula Carnin Salvador, conquistou o 11º Prêmio Unimed de Jornalismo, na categoria Destaque Acadêmico. A premiação dos três finalistas foi sexta-feira (28/09), ao meio dia, em Joinville. Orientado pelo professor Ricardo Medeiros, na disciplina de Radiojornalismo I, do primeiro semestre de 2011, o trabalho teve como tema principal o câncer infantil. Dentre as doenças crônicas nesse período da vida, o câncer se destaca pela alta incidência e grande repercussão na vida da criança, da família, e até mesmo dos profissionais de centros oncológicos.

O trabalho tratou das consequências que a doença causa nas pessoas, das reações iniciais dos envolvidos com os pacientes à confirmação diagnóstica, do método utilizado para revelar o diagnóstico da criança, dos mecanismos de enfrentamento e da visão de profissionais da saúde, que constantemente lidam com as adversidades e reações provocadas pela enfermidade. O objetivo do documentário é esclarecer questões relacionadas ao câncer, que frequentemente é associado à morte. Ainda que atualmente existe muita informação acessível, a maioria das pessoas lida com o câncer de maneira mistificada, e até mesmo preconceituosa. O trabalho tem ainda a pretensão de mostrar a realidade de quem convive ou teve contato com a doença.

Outras informações com Camila Peixer: 9914-5393 camilaoliveirapeixer@gmail.com e Paula Salvador: 9934-1679 paulacarninsalvador@gmail.com.

Tags: CCEcurso de jornalismoPrêmio Unimed de JornalismoUFSC