UFSC Curitibanos forma sua primeira turma

16/08/2012 08:05

A Universidade Federal de Santa Catarina Campus de Curitibanos realiza a formatura de sua primeira turma nesta sexta-feira, 17 de agosto, a partir de 19h30min. São 20 estudantes do curso de Ciências Rurais. A cerimônia acontece no Campus da UFSC em Curitibanos e contará com a presença da vice-reitora, Lúcia Pacheco. É a segunda formatura realizada nos novos campi da UFSC, marcando o processo de consolidação da presença da universidade no interior do estado. A primeira aconteceu em Araranguá, no dia 10 de agosto.

“A formatura é um momento de extrema importância, pois representa a primeira etapa do processo de instalação da UFSC no planalto catarinense”, explica o diretor do campus, professor Julian Borba. Um processo que teve forte apoio e mobilização da comunidade local, que se organizou na Comissão Pró-Campus e em 2007 comemorou a instalação da UFSC na cidade.

Em 2009, o Campus Curitibanos começou as atividades com os cursos de Ciências Rurais, Agronomia e Engenharia Florestal. O próximo grande passo será o início das aulas do curso de Medicina Veterinária no segundo semestre de 2012. “A universidade pode desempenhar um papel estratégico no desenvolvimento desta que é uma das regiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano de Santa Catarina”, explica Julian.

O curso de Ciências Rurais é um bacharelado interdisciplinar de três anos. Ao se formar no curso, o graduado pode seguir carreira acadêmica, atuar na atividade de extensão rural ou em empresas da área agroindustrial, por exemplo. Ou pode permanecer na UFSC por mais dois anos, e seguir a formação em Agronomia ou Engenharia Florestal. Esta é a opção dos 20 formandos. A maioria seguirá no curso de Agronomia.

A comunidade da UFSC em Curitibanos é formada por 536 alunos matriculados, 17 servidores técnico-administrativos, 26 professores efetivos, seis temporários e três aguardando nomeação, além de servidores terceirizados que atuam na segurança e limpeza. O Restaurante Universitário também é terceirizado e localiza-se a três quilômetros do campus. O transporte é feito com um ônibus cedido pela universidade.

Com uma área total de 240 mil m², o campus da UFSC em Curitibanos oferece 10 salas de aula, 11 laboratórios, um laboratório de informática com 60 computadores e biblioteca. Duas fazendas experimentais, uma de 320 mil m² e outra de 240 mil m² estão à disposição dos diversos projetos de pesquisa desenvolvidos no campus.

Serviço:
– O quê: Formatura da primeira turma do Campus Curitibanos
– Quando: 17/08/2012 a partir das 19h30min
– Onde: UFSC – Campus Curitibanos – Rodovia Ulysses Gaboardi, Km 3 – Curitibanos – Santa Catarina
– Mais informações: Diretor geral Julian Borba
Telefones: (48) 3721-2175 , 3721-6355 e (49) 3241-6355