Pesquisadores e professores de Direito se reúnem para criar rede de estudos

14/08/2012 17:09
.

Além da produção acadêmica colaborativa, o grupo tem o objetivo de reduzir as diferenças regionais no ensino e na pesquisa ao criar subnúcleos de estudo em áreas menos desenvolvidas, qualificando a mão de obra local

Fortalecer o estudo sobre a função do Direito no desenvolvimento sustentável do Brasil é a proposta dos professores e pesquisadores que se reuniram na manhã desta terça-feira, 14 de agosto, para constituir a Rediscursos – Rede de Pesquisas em Direito, Cultura, Religiões e Sustentabilidade. Pioneira no Brasil, a rede integra Programas de Pós-Graduação de todo o país que, além da produção acadêmica colaborativa, tem o objetivo de reduzir as diferenças regionais no ensino e na pesquisa ao criar subnúcleos de estudo em áreas menos desenvolvidas, qualificando a mão de obra local. Durante o encontro, os participantes informaram sobre a linha de pesquisa de cada grupo e como poderão colaborar com a Rediscurso.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFSC, Luiz Otávio Pimentel, destacou que a Resdiscursos já nasce com a grande responsabilidade social de unir grupos de estudo e fomentar pesquisas em todas as regiões do país. A formação dos grupos de pesquisa é estimulada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por auxiliar na qualificação dos mestrados e, consequentemente, credenciar novos cursos de doutorado.

Com a consolidação das atividades da Rediscurso, a expectativa dos integrantes é ampliar a mobilidade acadêmica – por meio do intercâmbio entre professores e alunos nas instituições de ensino -, trabalhar em linhas de pesquisa conjuntas, realizar grandes eventos anuais e workshops para apresentar os resultados do grupo, capitanetar projetos e buscar cooperação com mais universidades brasileiras e estrangeiras. “Podemos convergir pesquisas que já estão em andamento nos grupos, mas o diferencial da rede será a criação de novas pautas de pesquisa”, reiterou Luiz Otávio Pimentel.

As instituições que tiveram representantes na segunda reunião realizada para a formação da rede foram: UFSC (Programa de Pós-Graduação em Direito), Fundação Getúlio Vargas (Rio de Janeiro e São Paulo), Universidade Federal do Rio de Janeiro (Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento) e Unochapecó. O grupo ainda estuda a área de atuação que, por enquanto, está delimitada em “Direito Institucional e Desenvolvimento; Direito ao Desenvolvimento Sustentável; Instituições Jurídico-Político e Desenvolvimento. Dentre os integrantes, há professores e pesquisadores de diversas frentes, como Direito ambiental; Direito internacional; Direito e ecologia política; Direito e solução de conflitos; Direito e comércio internacional; Propriedade intelectual e transferência de tecnologia.

Mais informações: pimentel@matrix.com.br
Programa de Pós-Graduação em Direto da UFSC (PPGD) 3721-9287 / ppgd.ufsc.br

Mateus Vargas / Estagiário de Jornalismo da Agecom / UFSC
Fotos: Henrique Almeida / Agecom / UFSC

Tags: CCJDireitoRediscursoUFSC