Auditoria Interna da UFSC tem novo auditor-chefe
Com uma carreira de 30 anos na universidade, o servidor técnico-administrativo Aldo Felipe da Mata foi nomeado o novo auditor-chefe da UFSC. Ele tem o desafio de avaliar as contas da Universidade em áreas como patrimônio, contratos, contabilidade e financeira. “A proposta é criar controles onde não existem e aperfeiçoar os já existentes, de forma que os atos sejam feitos dentro das exigências legais e dos princípios da administração pública”, explica.
Ocupando o cargo como interino de Audi Luiz Vieira, que está em férias e volta no dia 28 de julho, Aldo assume oficialmente no dia 29 de julho. Graduado em Ciências Contábeis e com especialização em Auditoria Pública, Aldo trabalhou durante 28 anos no Hospital Universitário, nos setores de Serviços Gerais, Financeira e Compras e Licitações. Nos últimos dois anos esteve no Departamento de Compras.
Administrativamente, a Auditoria Interna (Audin) é um órgão ligado ao Gabinete da Reitora, mas é tecnicamente vinculado à Controladoria-Geral da União (CGU). Dessa forma, a aprovação e exoneração no cargo precisa passar pelo aprovação do Conselho Universitário e da CGU. É uma forma de assegurar a autonomia do trabalho do auditor.
A Audin atua em duas frentes principais: auditar as contas da universidade e acompanhar as auditorias externas à que a UFSC está submetida e que são realizadas pelo Tribunal de Contas da União e pela CGU. “A Audin é o elo entre a gestão da UFSC e os órgãos de controle externos”, explica Aldo.
Atualmente estão em andamento duas auditorias, uma sobre contratos administrativos e outra, na área de recursos humanos, sobre concessão de diárias, passagem e vale-transporte. No planejamento deste ano estão previstas auditorias em compras e licitações, nas compras com dispensa de licitação, nos processos de insalubridade e periculosidade, nos atos de aposentadoria, pensão e admissão.
Por Laura Tuyama, jornalista na Agecom. Foto: Henrique Almeida.