Estudantes de Oceanografia elaboram cartilha sobre valor do pescado local

05/07/2012 14:52

A cartilha “Pescado Local é Mais Legal” é o trabalho final da disciplina Atividade de Extensão dos alunos de Oceanografia da UFSC Arnaldo Bittencourt, Júlia de Lima Soares e Larissa Felicidade Demarco. O projeto  reúne informações sobre o mexilhão, o berbigão, a tainha e a anchova – tanto suas características e épocas de pesca, quanto indicações nutricionais. A publicação foi colocada no Mercado Público de Florianópolis, em peixarias da cidade e na Associação dos Pescadores da Armação da Piedade.

O objetivo do trio é estimular a comunidade a valorizar o pescado local, a partir de um trabalho realizado dentro da universidade. Além das cartilhas, os estudantes disponibilizaram receitas, para chamar atenção dos compradores. “Em uma peixaria do mercado, disseram que duas pessoas deixaram de levar o salmão, que não é um peixe daqui, para levar a tainha, porque se interessaram pelas receitas”, comemora Júlia. As receitas também são atualizadas na página do facebook “Pescadolocal”.

A iniciativa contempla a ideia das estudantes, de divulgar informações sobre os alimentos que vêm do mar, e de Arnaldo, de difundir a pesca artesanal e sustentável da Ilha. Júlia e Larissa lembram que a vida marinha é prejudicada pela pesca industrial, que muitas vezes não leva em consideração a época de defeso e captur diversos organismos marinhos sem interesse comercial, e que acabam sendo desprezados. “O ideal é, por exemplo, pescar a anchova depois do período de defeso. Assim os peixes já terão se reproduzido, garantindo a preservação de espécies e o desenvolvimento de uma atividade sustentável”, destaca Larissa.

A disciplina, obrigatória para a sétima fase do curso de Oceanografia, é ministrada pela professora Alessandra Fonseca. Durante o semestre os alunos formam grupos e cada um tem que elaborar projetos e metas que serão apresentadas para a comunidade.

Mais informações: Júlia de Lima Soares / ju.lima.soares@gmail.com /  8807-2814

Professora Alessandra Fonseca / alarissa.fonseca@gmail.com

Por Ana Luísa Funchal/ Bolsista de jornalismo da Agecom

Apresentações nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, dia 6, às 14h30min, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), estudantes do Curso de Oceanografia apresentam resultados dos projetos desenvolvidos na Disciplina Prática de Extensão.

Entre os trabalhos estão um selo de compra de pescado sustentável, indicando os peixes citados na lista de espécies ameaçadas e vulneráveis;  a cartilha para estimular o consumo de pescado proveniente da pesca tradicional e maricultura, com receitas e valor nutricional dos produtos; o projeto Operação Oceano: um jogo cooperativo sobre a oceanografia e uma cartilha sobre a Costa da Lagoa, para divulgar ações e promover o debate para implantação do Projeto Orla na Costa da Lagoa.

Informações: Professora Alessandra Fonseca / alarissa.fonseca@gmail.com

 

Tags: oceanografiaUFSC