Alunos de Pedagogia promovem Feira de Ciências no NDI

15/06/2012 18:16
.

O desafio é ensinar ciências aos pequenos

As crianças do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da UFSC receberam, nos dias 13 e 14 de junho, uma Feira de Ciências desenvolvida por alunos do curso de Pedagogia. O projeto integra as atividades da disciplina Ciências, Infância e Ensino, que é ministrada pela professora Mariana Brasil Ramos. O objetivo é proporcionar aos estudantes uma inserção prática em um núcleo formal de educação. A parceria firmada com o NDI é no sentido de oferecer este espaço para que os alunos tenham seus primeiros contatos com um dos públicos com que podem vir a trabalhar.

A Feira acontece uma vez por semestre e essa é a segunda edição. Crianças com idade entre dois e seis anos participaram de duas tardes, nos dias 13 e 14, cheias de atividades – todas relacionadas à ciência. “Esse é o desafio da disciplina, ensinar ciência aos pequenos”, afirmou Maria Paula de Azambuja, que é aluna de Biologia e orientanda da professora Mariana.

Os estudantes realizaram uma investigação temática em escolas e núcleos de desenvolvimento infantil para construir planejamentos de ensino que tomassem como ponto de partida as relações da escola com o cotidiano. As atividades envolveram oficinas sobre higienização (abordando a importância de lavar as mãos antes e após as refeições e de escovar os dentes, por exemplo), desenvolvimento dos cinco sentidos por meio de contato com alimentos, contação de histórias ligadas à ciência, apresentação das diferentes fases de crescimento das plantas e até a possibilidade de enxergar um piolho pelo microscópio. Tudo sempre mediado e observado pelas professoras e graduandos em Pedagogia responsáveis pelo trabalho. Para atrair a atenção dos pequenos, foram utilizados cartazes, aparelhos de som, tinta guache, vídeos, lápis de cor, massa de modelar, teatro de fantoches e brincadeiras.

“O NDI tem essa função, trabalhar tanto na formação de graduandos quanto no desenvolvimento das crianças. A feira de ciências tem sido um momento rico de aprendizado para todos nós”, disse Sônia Maria Jordão, coordenadora do NDI. “A ideia é que elas [alunas participantes do projeto] ajudem na formação das crianças e que aprendam também”, completou a professora Mariana.

Texto: Isadora Ruschel/ Bolsista de Jornalismo na Agecom
Fotos: Brenda Thome/
Bolsista de Jornalismo na Agecom

Tags: CEDNDIpedagogia