UFSC desenvolve sistema para monitorar alimentação e atividades físicas entre crianças de 7 a 10 anos

02/05/2012 17:33

Uma pesquisa anual divulgada pelo Ministério da Saúde indica que o Brasil mantém uma tendência ao aumento do excesso de peso e obesidade entre adultos. A preocupação envolve também crianças, pois cerca de um terço entre cinco e nove anos estão com excesso de peso e 14% estão obesas, segundo dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares de 2010 do IBGE.

Um projeto do Departamento de Nutrição da UFSC vai ajudar a monitorar o problema entre estudantes de 7 a 10 anos. Com recursos do Fundo Nacional de Saúde, ligado ao Ministério da Saúde, está sendo desenvolvido um sistema de vigilância on-line para acompanhar o consumo alimentar e a atividade física nesta faixa etária.

O projeto coordenado pela professora Maria Alice Altenburg de Assis é pioneiro no Brasil. “Outros programas de monitoramento já existem junto ao Ministério da Saúde, como um para estudo de comportamentos de risco em adultos (Vigitel), que abrange o consumo de álcool e tabaco, e a Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE), que monitora comportamentos de risco em adolescentes matriculados no nono ano do ensino fundamental . Mas o sistema que estamos desenvolvendo é o único que estudará o consumo alimentar e as atividades físicas entre o segundo e o quinto ano do ensino fundamental, principalmente em relação à obesidade”, explica o doutorando Filipe Ferreira da Costa, que participa do trabalho.

A proposta do grupo é coletar dados anualmente no meio digital. Os resultados poderão ser acessados por escolas ou municípios, como um suporte ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e a outras iniciativas que busquem a promoção de atividade física e alimentação saudável. O sistema também poderá colaborar com o acompanhamento da eficiência da legislação sobre vendas de alimentos e oferta de merenda (Lei 5853, de junho de 2001, que dispõe sobre os critérios de concessão de serviços de lanches e bebidas, nas unidades educacionais, localizadas no município de Florianópolis). As crianças fornecerão dados sobre o que estão comendo na escola e qual a procedência desses alimentos (se da merenda, da cantina ou de casa).

Para a validação do sistema, a expectativa da equipe é de que entre outubro e novembro deste ano os alunos da Escola Luiz Cândido da Luz, no bairro Vargem Grande, em Florianópolis, respondam on-line perguntas  sobre o que comeram durante o dia, quais atividades realizaram e qual o grau de satisfação do alimento ingerido. Os estudantes serão supervisionados por integrantes do projeto, que acompanharão sua rotina na escola.

Finalizada a etapa de validação, o sistema será testado em 35 escolas públicas de Florianópolis que atendem cerca de 6.300 crianças na faixa etária abordada. “Nosso objetivo é testar o sistema de monitoramento apostando em alcançar uma abrangência maior no futuro”, complementa Filipe, sobre a possibilidade de o sistema ser integrado a todas as escolas públicas do país.

O trabalho é baseado em questionários não digitais, desenvolvidos em 2002 e 2007 pelo Departamento de Nutrição da Universidade, também sob supervisão da professora Maria Alice e apoio da Capes e CNPq, para estudar a obesidade em crianças.

Mais informações:
– Maria Alice Altenburg de Assis / maria.assis@ufsc.br / (48) 3721-9784