Estudantes canadenses realizam projeto paisagístico no CED

24/05/2012 10:31

Professor e estudantes canadenses - projeto paisagístico no CED

Cinco alunos e um professor da École Professionnele de Saint-Hyacinthe (EPSH), localizada na província de Quebec, no Canadá, estão realizando um trabalho de paisagismo na frente do novo prédio do Centro de Educação da UFSC (bloco C), em Florianópolis. Eles estão melhorando o aspecto da entrada do edifício (que recebe os retoques finais antes de começar a ser utilizado pelo CED), usando pedra granítica e flores cedidas pelo curso de Agronomia da universidade. As atividades se integram ao projeto Flor no Campus, iniciativa do professor Ênio Pedrotti, que ministra a disciplina optativa de Floricultura no curso de Agronomia da UFSC. Ênio propôs aos seus alunos que produzissem mudas de flores ornamentais que seriam distribuídas pelos canteiros do campus da Trindade e do Sul da Ilha.

A vinda do professor Guillaume Vincent e dos estudantes Francis Lacroix, Sophie Desrachers, Marie Eve-Rose e Johany Beaudoin-Bussières, além do brasileiro Diego Laurent, que mora há 17 anos no Canadá, se tornou possível depois que o ex-secretário de Relações Internacionais e Institucionais da UFSC, Ênio Pedrotti, encontrou o

As estudantes canadenses realizam o plantio frente ao CED

grupo no jardim botânico de Quebec e fez o convite para que viesse ao Brasil.

Alunos do curso profissionalizante de paisagismo (Réalisation d’amanagements paysagers) da EPSH, eles começaram o trabalho segunda-feira e devem encerrá-lo nesta sexta-feira, retornando sábado ao seu país. O currículo do curso, que tem duração de um ano, prioriza o uso de materiais ecologicamente corretos e originários da região onde os projetos paisagísticos são desenvolvidos. “Fazemos também entradas de carros, pérgulas, muros e objetos em madeira”, explica Diego Laurent.

Fãs assumidos do arquiteto brasileiro Roberto Burle Marx, os estudantes canadenses se dizem encantados com Florianópolis. Espécie de cicerone do grupo, Laurent já os levou para lugares como a Costa da Lagoa e a restaurantes onde eles puderam experimentar pratos não servidos no Canadá. E também os preparou para lidar com o trânsito caótico e a pressa dos motoristas brasileiros.

Uma situação com a qual as mulheres do grupo precisaram lidar foi a estranheza dos passantes em relação ao trabalho braçal que elas realizam na UFSC. Johany Beaudoin-Bussières, nascida em Saint-Hyacinthe, notou até certa hostilidade, mas garante que está satisfeita com o trabalho que faz. Com uma colega de curso, ela ficou em segundo lugar numa competição de paisagismo envolvendo escolas de região de Quebec, superando um grande número de concorrentes do sexo masculino.

Leiam mais sobre o projeto Flor no Campus :

http://noticias.ufsc.br/2012/05/11/alvaro-prata-faz-plantio-simbolico-para-o-projeto-flor-no-campus/

Por Paulo Clóvis Schmitz e Carla Costa/da equipe da Agecom

Fotos Carla Costa/Agecom

Tags: CEDÊnio Pedrottiestudantes canadensesFlor no Campusprojeto paisagísticoUFSC