UFSC abre inscrições para curso sobre células-tronco

27/04/2012 13:40

O Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e do Desenvolvimento da UFSC oferece no período de 10 a 21 de setembro o curso “Células-tronco: aspectos básicos e biotecnológicos”. As inscrições estão abertas até 30 de junho.

Serão 14 vagas, sendo sete para brasileiros e as demais para argentinos, uruguaios, paraguaios e colombianos. Gratuita, a capacitação será ministrada no Laboratório de Células-Tronco e Regeneração Tecidual, ligado ao Centro de Ciências Biológicas da UFSC. É direcionada a profissionais das áreas biológica e da saúde, com graduação em Ciências Biológicas, Farmácia, Nutrição, Medicina, Odontologia, Biomedicina ou Enfermagem.

O objetivo é fornecer conhecimentos básicos sobre células-tronco, informações sobre aplicações biotecnológicas e terapêuticas. A meta é que ao final do curso o participante seja capaz de definir e caracterizar células-tronco, reconhecer os vários tipos (embrionárias, pluripotentes induzidas, pós-natais), identificar nichos, marcadores e métodos de isolamento, entre outros aspectos.

As aulas serão ministradas por professores da UFSC e da UFRGS, contando com dois pesquisadores convidados da Argentina. O professor Rubén Pedro Laguens, da Universidad Favaloro y Hospital Universitario, que tem experiência em ensaios pré-clínicos com animais de médio e grande porte, e o professor Pablo H. Strobl Mazzulla, do Instituto Tecnológico de Chascomús, que domina técnicas de regulação epigenética de células-tronco.

A realização do curso tem apoio financeiro do Centro Argentino-Brasileño de Biotecnología (CABBIO), CNPq e dos programas de pós-graduação em Biologia Celular e do Desenvolvimento e em Neurociências da UFSC, além da Pró-Reitoria de Pós-Gradução.

O Laboratório de Células-Tronco e Regeneração Tecidual da UFSC está vinculado à Rede Brasileira de Terapia Celular (RNTC) e há anos desenvolve projetos de obtenção, aprimoramento de metodologias e análises do uso de células-tronco de diversos tecidos adultos humanos e animais. O setor também desempenha importante papel na formação de recursos humanos, capacitando alunos de iniciação cientifica, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Os professores que integram o laboratório oferecem regularmente a disciplina células-tronco para o Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e do Desenvolvimento e para o Programa de Pós-Graduação em Neurociências. Também ministram palestras e conferências em congressos e simpósios nacionais e internacionais, além de escolas e outros setores que solicitam informações sobre essa temática.

Mais informações e inscrições www.lacert.ufsc.br, lacert@gmail.com fone 48 (3721 6905)

Por Arley Reis / Jornalista da Agecom

Tags: células-troncoterapia celularUFSC