Instituto Brasil Plural apoia dissertação indígena da UFAM

02/04/2012 16:41

Momento da defesa de João Rivelino Rezende Barreto/ Foto: Rosilene Corrêa

Com apoio do INCT/Instituto Brasil Plural (IBP), sediado na UFSC, João Rivelino Rezende Barreto defendeu a primeira dissertação indígena no Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Manaus.

O trabalho colocou muitas questões importantes para o desafio de se pensar a presença indígena nos Programas de pós-graduação e apresentou uma “nova forma de se compor uma etnografia sobre povos indígenas no alto Rio Negro”, segundo o professor Stephen Hugh-Jones (professor visitante do IBP), que compôs a banca de avaliação.

Com um expressivo anexo escrito em tukano, espera-se que o trabalho possa estimular o diálogo de uma “antropologia cruzada” , convocando e reunindo conhecedores de tradições diversas na região onde o debate sobre uma Universidade indígena está bem avançado.

Sob orientação do professor do PPGAS/UFAM Carlos Dias Jr., pesquisador do IBP, a dissertação foir recomendada pelos dois avaliadores para publicação, os professores StephenHugh-Jones/Cambridge e Gilton Mendes dos antos/UFAM. O Instituto BrasilPlural desenvolve um programa de pesquisas comparadas entre o Norte e o Sul do Brasil.

Fonte: Instituto Brasil Plural

Tags: dissertação indígenaInstituto Brasil PluralJoão Rivelino Rezende BarretoUFAMUFSC