Pós em Engenharia e Gestão do Conhecimento concorre a prêmio com destaque internacional

19/10/2011 09:57

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (EGC/UFSC) é um dos finalistas do Prêmio Make Award Brazil, que reconhece anualmente as instituições e organizações que promovem a disseminação e o compartilhamento de ideias, experiências e projetos inovadores por meio da Gestão do Conhecimento. Esta é a primeira vez que o EGC é indicado ao prêmio que divulgará os vencedores em uma solenidade no dia 26 de outubro, em São Paulo. Os ganhadores da etapa Brasil terão os trabalhos divulgados em uma revista, em inglês, lançada no início do mês de novembro no KMGlobal, em Washington (EUA).

A indicação ao Prêmio Make Award Brazil na categoria Instituição de Ensino é mais um reconhecimento da qualidade do Programa EGC, que tem como objeto de estudo o Conhecimento como agregador de valor às organizações e à sociedade, sendo o único do Brasil com avaliação 5 na Capes, afirma o professor José Leomar Todesco, subcoordenador do programa EGC/UFSC. “Praticamos a Gestão do Conhecimento no EGC por meio da Gestão Colaborativa e ficamos muito felizes por este reconhecimento na indicação para o prêmio Make. Para a condução das atividades, empregamos princípios e práticas da gestão do conhecimento, ou seja, compartilhamos as atividades administrativas, operacionais, táticas e estratégicas com toda a comunidade”.

A doutoranda Patrícia de Sá Freire, responsável pela inscrição do EGC no Prêmio Make Award Brazil e uma das cinco finalistas ao “Prêmio Executivo de Gestão do Conhecimento” no ano de 2011, também enfatiza a Gestão Colaborativa como diferencial para a criação do Conhecimento. “Sou testemunha de como a vivência colaborativa do Programa EGC cria um ambiente motivador para o compartilhamento do conhecimento entre todos os envolvidos sejam professores, alunos ou funcionários. Realmente me orgulho de pertencer a esta elite da Educação Pública Brasileira representada pelo EGC e agora reconhecida pelo Prêmio Make.”

Nos últimos dois anos o EGC tem focado na implantação da Gestão do Conhecimento e tem na web um dos destaques por onde pode transpor e compartilhar o conhecimento presencial ao mundo virtual. Para o professor Francisco Fialho, coordenador da área de Mídias e Conhecimento em Gestão do Conhecimento, o universo digital e as novas mídias devem ser usadas como aliadas para o processo ensino-aprendizagem. Desta forma, o professor atua como um maestro, o aluno recebe o tema, busca no mundo virtual algo que o encante e compartilha, e o conhecimento é construído de forma cooperativa.

A indicação ao Prêmio Make Award Brazil e sua possível conquista atestam a contribuição das pesquisas do EGC em engenharia do Conhecimento, Gestão doConhecimento e Mídia do Conhecimento para a inovação e o desenvolvimento da sociedade brasileira. Para Patrícia de Sá Freire, o ECG é um dos favoritos ao prêmio. “Todos nós estamos confiantes, pois não existe outra instituição de ensino no Brasil que se destaque em GC como nós.”

Fonte: Cláudia Xavier/jornalista no LED

Tags: conhecimentogestãoPrêmio