Administração Central lamenta ocupação do prédio da Reitoria

26/08/2011 08:58

A Administração Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), após informar em assembleia geral dos estudantes, realizada em 25/08/2011, a disposição em atender as reivindicações do movimento discente, foi surpreendida pela decisão dos estudantes de ocupar por tempo indeterminado o prédio da Reitoria.

O ato intempestivo e inconsequente fere o direito de ir e vir, e macula, ao mesmo tempo, o caminho do diálogo aberto e franco que vinha sendo trilhado até o momento.

O fechamento dos acessos à Reitoria traduz-se em atitude extrema e irresponsável, e, com certeza, merecerá a reprovação da sociedade, que, afinal das contas, suporta e mantém essa Instituição. A história mostra que a violência e a radicalização em regimes democráticos perdem legitimidade junto à população.

Feitas estas considerações, a Administração da UFSC alerta que, além da Universidade e da Sociedade, os maiores prejudicados pela ocupação serão, em última análise, os próprios estudantes.

Advertimos, ainda, que o espaço da Reitoria é público e, portanto, não deve ser cerceado nem privado à comunidade pela radicalização do movimento discente.

A Administração Central da UFSC cobra uma posição clara e responsável do movimento estudantil, lembrando, em nome do direito e da democracia, que a saída para os conflitos passa, necessariamente, pela negociação.

Administração Central

Universidade Federal de Santa Catarina

Tags: Administração CentralocupaçãoreitoriaUFSC