DIVULGA UFSC – 23/10/2017 – Edição 968

23/10/2017 11:20

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
www.divulga.ufsc.br – 23/10/2017 – Edição 968


Prêmio Capes de Tese 2017’ seleciona 12 trabalhos da UFSC

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou o resultado do Prêmio Capes de Tese 2017, outorgado às melhores teses de doutorado defendidas em 2016. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) teve 12 trabalhos selecionados: 2 teses premiadas e 10 menções honrosas. Continue a leitura>>.

Confira os programas de pós-graduação da UFSC com inscrições abertas

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) informa os programas de pós-graduação com inscrições abertas. Confira no site.


Reitoria esclarece afastamento preventivo do corregedor geral da UFSC

A Chefia do Gabinete do Reitor esclarece que o PAD – Processo Administrativo Disciplinar – instaurado na sexta feira, 20 de outubro de 2017, refere-se a denúncia formal, protocolada em 05 de julho de 2017, bastante anterior aos fatos que culminaram com a prisão e afastamento do Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo e, portanto, não tem nenhuma relação com a Operação “Ouvidos Moucos”, deflagrada pela Polícia Federal. Continue a leitura » » .


Coperve cadastra colaboradores para fiscalização do Vestibular 2018

A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) comunica o cadastramento de colaboradores para compor as equipes de Fiscalização que atuarão no Vestibular 2018. O cadastramento ocorrerá somente via internet, até o dia 31 de outubro de 2017. As provas ocorrerão nos dias 9, 10 e 11 de dezembro de 2017. Para se cadastrar, o interessado deverá acessar o site www.coperve.ufsc.br, clicar no link “Colaboradores”.  Mais informações no Edital nº 12.

Docente da UFSC Blumenau desenvolve livro didático digital para ensino de Matemática

Buscar novas maneiras de despertar o interesse pela Matemática e utilizar recursos didáticos diferentes em sala de aula são desafios enfrentados todos os dias pelos professores do ensino básico. Dentro dessa perspectiva, Jorge Cássio Costa Nóbriga, docente do curso de Licenciatura em Matemática da UFSC Blumenau, elaborou o livro “Aprendendo Geometria Plana com a Plataforma GeoGebra” totalmente digital e livre, utilizando os recursos multimídia disponíveis na plataforma. Acesse aqui o livro . Continue a leitura » ».


UFSC Curitibanos promove evento de arborização urbana

A UFSC Curitibanos está promovendo o “III Encontro da Regional Sul da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana: cenários e perspectivas”. O evento será realizado no Campus Universitário Curitibanos, de 23 a 25 de outubro de 2017, integrando a III Semana Acadêmica de Engenharia Florestal e I Fórum Catarinense de Arborização Urbana. Informações no site: http://iiiersau.curitibanos.ufsc.br/.

Plínio de Arruda Sampaio Júnior abre Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com palestra na UFSC Blumenau

A abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017, promovida na UFSC Blumenau, será com a palestra do pesquisador e economista Plínio de Arruda Sampaio Jr. O evento será no dia 24 de outubro (terça-feira), às 18h30, no auditório da sede acadêmica no bairro Velha. Plínio falará sobre os “Rumos da sociedade brasileira na contemporaneidade”. A palestra é gratuita e basta realizar inscrição pelo site: http://l.ufsc.br/palestraarrudajr.Continue a leitura » ».

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência promove evento sobre ciência e tecnologia

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC/SC) promove um movimento estadual de defesa da ciência,da tecnologia e da inovação, a “14ª Semana da Ciência e Tecnologia”. O evento será dia 24 de outubro, às 18h30, no auditório da Reitoria da UFSC, com a palestra “Como evitar o Colapso da Ciência Brasileira”, com Helena Nader. Continue a leitura » »  .


Empresa Cassol Centerlar apresentará seu programa de estágios na BU dia 24

A Empresa Cassol Centerlar fará uma apresentação do seu programa de estágios, no auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária (BU), dia 24 de outubro, às 19h. Mais informações pelo e-mail: edson.b.silva@ufsc.br.


Círculo de Leitura de Florianópolis promove um encontro temático na BU

O Círculo de Leitura de Florianópolis promove um encontro temático com a presença do músico e antropólogo Rafael Bastos, que compartilhará sua experiência com a cultura musical indígena e temas relacionados. O evento ocorrerá dia 24 de outubro, às 18h na sala de projeção ‘Harry Laus’ na Biblioteca Central da UFSC. Continue a leitura » » .


Coletivo Mulheres na Engenharia promove palestra sobre feminismo nesta terça-feira

O coletivo Mulheres na Engenharia promove uma palestra com o objetivo de explicar o movimento. A palestra ocorrerá no dia 24 de outubro, às 18h30, no Auditório da Mecânica, e será ministrada pelas pesquisadoras Soraia Carolina de Mello, e Morgani Guzzo. Continue a leitura » » .

Laboratório de Vibrações e Acústica da UFSC realiza primeira ‘Escola de Primavera em Aeroacústica’

O Laboratório de Vibrações e Acústica da UFSC, em colaboração com o Instituto Tecnológico Real da Suécia (KTH), realizará, entre os dias 23 e 26 de outubro, a Primeira Escola de Primavera em Aeroacústica. O evento ocorrerá no Costão do Santinho com a participação de pesquisadores de diversas instituições nacionais e internacionais. Mais informações no site do evento.

Lançamento da 2ª edição do livro ‘Para Darwin’

No dia 24 de outubro no hall da Reitoria às 20h, será lançada a 2a edição do livro Para Darwin. Um dos primeiros trabalhos que ajudaram a consolidar no mundo a Teoria da Evolução das Espécies, de Charles Darwin, foi escrito aqui no Brasil, em Nossa Senhora do Desterro, hoje Florianópolis. A obra Für Darwin “Para Darwin”, do médico naturalista e professor teuto-brasileiro Friedrich Theodor Müller, ou Fritz Müller, reúne estudos minuciosos sobre crustáceos que comprovaram a teoria darwiniana. Continue a leitura » ».

Exibição de filmes inspirados em livros na Biblioteca Central

De 24 a 27 de outubro, a Biblioteca Central exibirá filmes inspirados em livros. As sessões ocorrerão às 12h30, no Auditório Elke Hering, e são parte das atividades em comemoração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (SNLB). Entrada Franca. Confira a programação.

Acompanhe outras notícias da UFSC
noticias.ufsc.br

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
Facebook
TwitterFacebook

 


Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

 

 

Tags: Divulga UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina