Lançamento da 2ª edição do livro ‘Para Darwin’ dia 24, na Reitoria da UFSC

19/10/2017 16:47

No dia 24 de outubro no hall da Reitoria às 20h, será lançada a 2a edição do livro Para Darwin. Um dos primeiros trabalhos que ajudaram a consolidar no mundo a Teoria da Evolução das Espécies, de Charles Darwin, foi escrito aqui no Brasil, em Nossa Senhora do Desterro, hoje Florianópolis.

A obra Für Darwin “Para Darwin”, do médico naturalista e professor teuto-brasileiro Friedrich Theodor Müller, ou Fritz Müller, reúne estudos minuciosos sobre crustáceos que comprovaram a teoria darwiniana. Escrito em alemão, o livro impressionou tanto Darwin, que ele mesmo pagou a tradução e a publicação da obra em inglês. A versão inglesa foi traduzida para o português, em 1907.

Pela primeira vez a obra original alemã foi traduzida para a nossa língua será lançada na 14a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Segundo o biólogo e médico Luiz Roberto Fontes, um dos tradutores da obra, a segunda edição, além de ser baseada no original, publicado em 1864, incorpora as correções do criador da Teoria da Evolução para a obra em inglês. Lançado no ano em que Müller completaria 195 anos, o livro resgata uma importante parte da história da ciência no Brasil que poucos conhecem. “Fritz Müller ainda é pouco conhecido, mas é uma das figuras mais fundamentais da história da consolidação da Teoria da Evolução das Espécies de Darwin”, ressalta Fontes, que se dedica a estudar Müller há 20 anos.

Tags: Fritz MüllerPara darwiinUFSC