Ensaio fotográfico ‘A Beleza de Nossos Corpos Negros’ será exibido no Centro de Comunicação e Expressão

16/10/2017 09:46

O Coletivo Kurima e a Kurima Bantu Mulheres Mudempodiro levam a exposição “Ensaio Fotográfico: A Beleza de Nossos Corpos Negros” em instalação que vai ocupar os andares do prédio D do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC , de 20 de outubro a 10 de  novembro.

De acordo com Roberta Lira, coordenadora geral da exposição, “o projeto ‘A Beleza de Nossos Corpos Negros’, que resultou em exposição, documentário  e livro, tem como  objetivo fortalecer a identidade negra, a partir da estética natural da geografia corporal das pessoas negras. Estas se afirmam no mundo mais fortalecidas e empoderadas pela aceitação de seu eu natural, livres das amarras dos padrões impostos pelos modelos de beleza. A exposição busca contribuir para que se abram muitas reflexões, ações e ensino em torno de temas como identidade, corpo negro, raça, relações ético raciais, arte negra, representatividade, racismo e desconstrução da normatividade.”

Exposição Ensaio Fotográfico: A Beleza de Nossos Corpos Negros

Ficha Técnica

Concepção, Curadoria e Coordenação Geral: Roberta Lira/ Fotografia: Diana Souza / Design Gráfico: Léo Rosa / Produção: Amanda Duarte, Ricardo Murdock e João Gomes / Produção Executiva: Claudete Alves.

Dia 20/10, 18h15:  Abertura – Apresentação artístico-cultural e roda de conversa.

Local: Áreas de circulação dos andares do prédio D do Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (CCE/UFSC), Campus Trindade – Florianópolis.

Visitações da exposição: 20/10 a 10/11  – segunda a sexta-feira, das 9h às 21h.

Informações:

Páginas no Facebook:  Kurima Bantu, Coletivo Kurima, Dossiê Kurima,

Secretaria do Curso de Artes Cênicas da UFSC  e Facebook

–  (48) 9 9914-2493

Realização: Kurima Bantu Mulheres Mudempodiro  e Coletivo Kurima

Patrocínio: Gabinete e SeCult  (UFSC)

Apoio: Diana Fotografia, Instituto Axé Brasil,  Núcleo Lev’Arte (Angola – Brasil), CCE / CSE / CFH (UFSC), Curso de Artes Cênicas da UFSC, Vozes de Zambi / projeto de extensão e coletivo (UFSC),   Projeto de extensão NEGA (UDESC), NELLOL (UFSC), Revista Qorpus, NEAB (UFSB – PS), SINTUFSC, AMUNETRAP, AWID.

* Roberta Lira é cantora, professora de canto e musicalização, atriz, performer, pesquisadora e acadêmica do Curso de Artes Cênicas da UFSC. Fundadora do Kurima Bantu Mulheres Mudempodiro e do Coletivo Kurima – Estudantes Negras/os da UFSC, onde atua como Diretora Executiva e de Projetos, Arte e Cultura. Idealizadora e coordenadora do Intercâmbio Brasil/Perú de Mulheres Negras,  selecionado em edital pela Association  Woman’s Right Development  (AWID/2016).