Projeto Imagine traz Escola Itinerante para visita na UFSC

29/09/2017 15:39

Alunos  e professores do segundo e terceiro ano de ensino médio da Escola Itinerante Maria Alice Wolff Souza, parceira do Projeto Imagine, realizaram uma visita na última quarta-feira, 27 de setembro, a Florianópolis, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A visita teve como objetivo conhecer diversos centros da UFSC, para os alunos obterem uma visão mais dinâmica da ciência feita na universidade.

Alunos de segundo e terceiro ano da Escola Itinerante em visita à UFSC

O Projeto Imagine foi uma iniciativa do professor André Ramos, do Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética da UFSC e coordenador do projeto no Brasil. O projeto internacional, tem como objetivo levar a ciência para populações desfavorecidas, sem acesso a esse tipo de conhecimento formal e informação científica. O Brasil e Peru são os dois países em que o projeto já está em andamento, a meta é executá-lo também no México, Angola, Marrocos e Moçambique.

No Brasil duas regiões de Santa Catarina tiveram a oportunidade de receber o projeto. Uma delas foi uma tribo indígena em Major Gercino, e a outra foi a escola itinerante do interior de Lages. A equipe vai até a região escolhida com um laboratório ambulante, e passa uma semana no local, ensinando ciência de uma forma divertida, com equipamentos que, para a população local, é incomum; e é quando para eles, o interesse por uma novidade aflora, e a sede de conhecimento também. O propósito é que a equipe se dirija três vezes às localidades proporcionando os mesmos equipamentos na mesma quantidade de dias, só que com temas (módulos) distintos.

“A gente quer que eles vejam que fazer ciência não é coisa de outro mundo, e que todo mundo pode fazer. Eles estão muito longe, para eles é uma coisa muito distante. Para ingressarem numa faculdade na cidade deles já é difícil, por isso pensam que a UFSC é algo inacessível. Queremos mostrar que é essa é uma universidade deles também, é gratuita, pública e cheia de  opções”, explica o professor André.

Na UFSC, a Agecom acompanhou a visita dos alunos da Escola Itinerante de Lages durante sua visita ao Centro Tecnológico (CTC) e ao Centro de Ciências Biológicas (CCB). Neste, foram explicadas a fisionomia e curiosidades de raias, tubarões, répteis e anfíbios. O projeto Desmistificando Tubarões e Raias e o Laboratório de Ecologia de Anfíbios e Répteis proporcionaram a experiência de mostrar os animais conservados em formol. Os alunos puderam pegá-los e observá-los de perto, além de tirarem suas dúvidas. Já no CTC os alunos visitaram o laboratório onde são criados robôs pela primeira fase de Engenharia de Controle e Automação, e também onde foi criada uma esteira de produção em miniatura.

Para a professora de Ciências e Biologia da Escola Itinerante, Janete Camargo, a experiência acarreta mais conhecimento tanto para os alunos, quanto para os professores. “A gente não tem laboratório, a gente não tem muita coisa, só tem o livro didático e o que tem de atrativo é o professor que leva, para a aula não ficar monótona.” afirma Janete. Os alunos da Escola Itinerante, durante três dias da semana, vão para a escola em período integral, na outra semana são dois dias, também com o período integral, e assim é intercalado.

Após a visita ao campus no bairro Trindade, a visita se estendeu ao Centro de Ciências Agrárias (CCA), no Itacorubi, e depois o grupo se encaminhou até a praia. De acordo com o professor André, alguns alunos viriam a praia pela primeira vez na vida. “A intimidade que a gente cria com eles é uma coisa muito legal”, finaliza.

Mais informações no site do projeto.

Texto e fotos: Luna Mariah Zunino/Estagiária de Jornalismo/Agecom/UFSC

Tags: CCBCTCescola itineranteProjeto ImagineUFSC