UFSC sedia ‘Semana de Música Popular: Gal Costa e Tropicalismo’

18/05/2016 11:00
semana_musica_popularDe 23 a 25 de maio, a UFSC será palco da “Semana de Música Popular: Gal Costa e Tropicalismo”. O evento abordará o tropicalismo e a atuação da cantora Gal Costa como referências à reflexão e à análise sobre a cultura e a história nacional. A programação contará com sessões de filmes comentados por especialistas; painéis de comunicação de pesquisadores de música popular, vinculados a programas de pós-graduação em História, Música e Literatura da UFSC e Udesc; apresentação do Ensaio Aberto “Sarau Gal Gosta”, com a participação de alunos da disciplina História da Música Popular Brasileira II, ministrada pelos professores Cláudio Celso Alano da Cruz e Luiz Gustavo Bieberbach Engroff. A Semana ocorrerá no auditório Henrique Fontes, no térreo do Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).

Para a professora Márcia Ramos de Oliveira, a “Semana de Música Popular” é importante para promover a integração entre as áreas de História, Literatura, Música, Antropologia, Teatro e Cinema. “São pesquisadores que têm a canção e a música como objetos de reflexão, interpretação de mundo, e referência ao pensamento social, histórico, científico e artístico. Nosso objetivo é aproximar discentes e docentes em áreas de formação e pós-graduação, divulgar as pesquisas em andamento, socializar o conhecimento, abordar diferentes linguagens e possibilitar a compreensão por um público interessado na cultura brasileira”, explica Márcia. O evento é realizado pelo Núcleo de Estudos de Literatura, Oralidade e Outras Linguagens (NELOOL-UFSC); programa de pós-graduação em Literatura (UFSC); programa de pós-graduação em História (Udesc); Laboratório de Imagem e Som (LIS – Udesc), Grupo de Estudos História & Música (Udesc).
Serviço
Quando: de 23 a 25 de maio:
Onde: auditório Henrique Fontes, no Bloco B  da Centro de Comunicação e Expressão (CCE).
Mais informações no site e no Facebook do evento.
Tags: CCECentro de Comunicação e ExpressãocinemaGal CostahistórialiteraturamúsicaMúsica Popular BrasileirateatroUDESCUFSC