UFSC na mídia: Pesquisadores combatem espécie invasora que ameaça vida marinha em Santa Catarina
A professora Bárbara Segal Ramos, do Departamento de Ecologia e Zoologia da Universidade Federal de Santa Catarina (ECZ/UFSC), foi uma das pesquisadoras entrevistadas para uma reportagem do portal ND+ sobre um projeto que mapeia a invasão do coral-sol em Santa Catarina. A matéria foi publicado no dia 17 de junho e está disponível aqui.
Pesquisadores da UFSC e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) desenvolvem há quatro anos um projeto que visa combater o coral-sol, uma espécie invasora originária dos oceanos Índico e Pacífico, que ameaça a biodiversidade marinha do litoral catarinense. O coral-sol se espalha rapidamente pelas rochas e compete por espaço e alimento com espécies nativas, alterando o equilíbrio dos ecossistemas marinhos.
Segundo os pesquisadores, o coral-sol chegou ao Brasil por meio de cascos de navios e vem se espalhando pelo litoral desde a década de 1980. Ele cresce rapidamente e não possui predadores naturais no Atlântico. Na Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, entre Florianópolis e Bombinhas, mergulhadores realizam ações de monitoramento e remoção manual do coral-sol. Desde 2012, mais de 35 mil colônias da espécie foram retiradas em cerca de 100 operações de manejo. O material coletado é encaminhado para análises em laboratórios da UFSC.
A reportagem destaca que o controle da espécie exige cuidado e monitoramento constante, já que a remoção em períodos inadequados pode favorecer ainda mais a sua proliferação. Além disso, o trabalho exige precisão e acompanhamento científico constante, porque, se a remoção for feita de maneira inadequada, fragmentos do coral podem se espalhar e dar origem a novas colônias, agravando ainda mais a invasão.
A equipe vem desenvolvendo métodos e tecnologias para conter o avanço do coral-sol e proteger a biodiversidade marinha de Santa Catarina. Além da retirada manual, os pesquisadores estudam novas técnicas para conter o avanço da espécie e minimizar os impactos sobre a fauna e a flora marinhas. O objetivo é preservar a biodiversidade do litoral de Santa Catarina e evitar que o coral-sol comprometa ainda mais os ecossistemas da região.
Reportagem na íntegra no portal do ND+.
Mais informações na reportagem publicada no site da UFSC.


















