Teste rápido para detecção de Covid-19, desenvolvido com participação da UFSC, ganha prêmio do Ministério da Saúde

Pesquisador André Pitaluga, da Fiocruz, apresentou a experiência de desenvolvimento do kit diagnóstico de Covid-19, que contou com participação da UFSC e outras instituições. Foto: Divulgação ExpoEpi
O teste rápido de diagnóstico molecular para detecção da Covid-19, desenvolvido em 2021 por uma força-tarefa de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC), recebeu um prêmio do Ministério da Saúde em evento realizado em abril, em Brasília (DF).
Entre mais de 1.500 trabalhos submetidos, o teste rápido conquistou o segundo lugar na categoria “Mais Ciência para o SUS”, na área “Preparação, vigilância e resposta às emergências em saúde pública”, na Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (ExpoEpi).
De acordo com a professora Luísa Damazio Rona Pitaluga, do Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UFSC, a equipe apresentou a experiência bem-sucedida no desenvolvimento e validação do kit de diagnóstico molecular rápido para Covid-19, que permitiu confirmar ou não casos da doença de forma mais rápida e barata, em meio à emergência de saúde pública da pandemia. A invenção foi patenteada e deu impulso para a linha de pesquisa em diagnóstico molecular point-of-care, que vem sendo expandida e aplicada a testes para diversos outros patógenos e espécies sentinela – como é o caso da microalga Prorocentrum cordatum, que ocorre em ambientes como a Lagoa da Conceição, em Florianópolis.
Além da UFSC, Fiocruz, IFSC e Dive-SC, a pesquisa para o desenvolvimento do teste rápido contou também com apoio da iniciativa privada, prefeituras, secretarias municipais de saúde e Ministério Público.












