Semana do Meio Ambiente: grupo participa de trilha para observar fungos na Lagoa do Peri

01/06/2026 15:37

Trilha pela mata na Lagoa do Peri identificou várias espécies de fungos (Fotos: Gustavo Diehl – Agecom/UFSC)

Um grupo de cerca de 35 pessoas, incluindo crianças, estudantes, professores e servidores da UFSC e pessoas da comunidade externa, participou na última quinta-feira, 28 de maio, de uma Micotrilha na Lagoa do Peri. A experiência, como o nome indica, é uma caminhada para observação e disseminação de informações sobre fungos, e foi uma das atividades da Semana do Meio Ambiente 2026 da UFSC.

Uma parte do grupo da Micotrilha partiu da frente do Centro de Cultura de Eventos, no campus da UFSC na Trindade, por volta das 8h30, enquanto algumas pessoas foram diretamente à Lagoa do Peri por meios próprios.

No local, eles caminharam pela trilha principal em busca de macrofungos, como cogumelos, conduzidos pela professora Maria Alice Neves, do Departamento de Botânica da UFSC, e pela estudante de Ciências Biológicas Gabrielle Gonçalves.
(mais…)

Tags: CGADepartamento de Gestão AmbientalFungosMicotrilhaSemana do Meio AmbienteUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Sala Verde da UFSC promove 3º ciclo de atividades em Educação Ambiental e Recuperação de Áreas Degradadas

07/05/2026 09:54

A Sala Verde da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vinculada ao Departamento de Gestão Ambiental (DGA/GR), realizará entre os dias 11 de maio até 8 de junho, o 3º Ciclo de Atividades em Educação Ambiental e Recuperação de Áreas Degradadas. A programação é aberta tanto para a comunidade universitária quanto para o público externoCom o tema Educação Ambiental e Recuperação de Áreas Degradadas em Margens de Córregos: Novas Vivências no PRAD/UFSC, o ciclo integra ações teóricas, práticas e vivências em campo voltadas à recuperação ecológica de Áreas de Preservação Permanente (APPs), a partir das experiências desenvolvidas pelo Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas da UFSC (PRAD/UFSC). As atividades ocorrem das 9h às 12h, na Sala Verde UFSC.

A programação inclui três encontros presenciais, além de atividades voltadas à conscientização ambiental, troca de conhecimentos e participação comunitária em ações de recuperação ambiental. Haverá uma apresentação da trajetória do PRAD/UFSC, conteúdos teóricos sobre recuperação ambiental, caminhadas guiadas pelas áreas de intervenção e pelas margens do Rio do Meio, além de um mutirão de plantio durante a Semana do Meio Ambiente da UFSC.

Segundo a organização, o evento busca aproximar a população das práticas de educação ambiental e incentivar o envolvimento coletivo em ações sustentáveis dentro e fora da universidade. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 8 de junho no site oficial do evento. A organização recomenda que os participantes se inscrevam nos três encontros para melhor aproveitamento das atividades, embora a ausência em alguma etapa não impeça a participação nas demais.

O evento oferece certificação, com carga horária variável de acordo com as atividades realizadas por cada participante. Menores de 16 anos podem participar, desde que acompanhados por um responsável.

Mais informações pelo e-mail salaverde@contato.ufsc.br

Tags: Departamento de Gestão AmbientalEducação ambientalPRAD/UFSCRecuperação de áreas degradadasSala Verde UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina