Cinema Mundo exibe “A professora de piano” e “Má educação” na Biblioteca Universitária

20/05/2013 17:31

O Projeto Cinema Mundo exibe nesta quinta-feira, 23 de maio, dois filmes seguidos de debate, um às 12h30min e outra sessão às 18h30min, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária da UFSC. A entrada é franca.

Confira os filmes:

A professora de piano (La Pianiste, 2001): filme roteirizado e dirigido por Michael Haneke. Aglair Maria Bernardo, debatedora desta ocasião, é graduada em Comunicação Social e doutora em Literatura pela UFSC. Atualmente é Coordenadora do Curso de Cinema.

Sobre o filme

Erika Kohut (Isabelle Huppert) trabalha como professora de piano no Conservatório de Viena. Ela não bebe nem fuma, vivendo na casa de sua mãe (Annie Girardot) aos 40 anos. Quando não está dando aulas Erika costuma frequentar cinemas pornôs e peep-shows, em busca de excitação. Logo ela inicia um relacionamento com Walter Klemmer (Benoît Magimel), um de seus alunos, com quem realiza vários jogos perversos. Produção: Áustria/França, 2001.

Má educação (La mala educación, 2004): filme roteirizado e dirigido por Pedro Almodóvar. Raphael de Boer, doutorando em Inglês pela UFSC, e mestre em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) na mesma instituição, será o debatedor desta noite.

Sobre o filme

Madri, 1980. Enrique Goded (Fele Martínez) é um cineasta que passa por um bloqueio criativo e está tendo problemas em elaborar um novo projeto. É quando se aproxima dele um ator que procura trabalho, se identificando como Ignacio Rodriguez (Gael García Bernal), que foi o amigo mais íntimo de Enrique e também o primeiro amor da sua vida, quando ainda eram garotos e estudavam no mesmo colégio. Goded recebe do antigo amigo um roteiro intitulado “A Visita”, que parcialmente foi elaborado com experiências de vida que ambos tiveram.

Goded lê o roteiro com profundo interesse. Este relata as fortes tendências de pedofilia que tinha um professor de literatura deles, o padre Manolo (Daniel Giménez Cacho), que vendo Ignacio e Enrique em atitude suspeita diz que vai expulsar Enrique. Ignacio, sabendo que Manolo era apaixonado por ele, diz que fará qualquer coisa se ele não expulsar Enrique. Então Manolo promete e molesta Ignacio, mas não cumpre a promessa e expulsa Enrique. Goded decide usar a história como base do seu próximo filme e, por causa de um isqueiro, vai até a casa de Ignacio e constata uma verdade surpreendente.

Informações: cinemamundo.cce@contato.ufsc.br

Tags: A professora de pianoBUCinema MundoMá educaçãoUFSC