Cine Paredão Especial terá filme “Uma onda no ar” e debate sobre mês da abolição

15/05/2013 17:50

Com o tema Dona Isabel que história é essa? Pensando criticamente o dia 13 de maio, o Cine Paredão Especial apresenta nesta sexta-feira, 17 de maio, às 19h o filme “Uma onda no ar”, seguido de debate com a participação do diretor Lau Santos e do ator Benjamin Abras. O evento será no mini-auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC.

Com a exibição do curta-metragem “No rastro da carne” (2007, Direção Lau Santos e Silvio Almeida) e do longa-metragem “Uma onda no ar” (2002, Direção Helvécio Ratton), o Cine Paredão propõe um espaço crítico-reflexivo sobre o mês da abolição, em que  os debatedores Lau Santos (diretor do curta-metragem e diretor do NAN, Núcleo de Atores Negros) e Benjamin Abras (ator que participou de Uma onda no ar e performer mineiro) possam criar conexões entre suas experiências artísticas e o acontecimento histórico em questão.

A pergunta “Dona Isabel que história é essa?” É título de uma música de capoeira, onde Mestre Toni Vargas, do Grupo Senzala (um dos grupos de capoeiras mais importantes do Brasil que neste ano de 2013, completa 50 anos de trajetória) indaga a história corrente e aprendida nos livros didáticos na escola, levantando questões ao longo de sua música, como: Quais lutas aconteceram neste período da escravidão que impulsionaram o ato de liberdade? Será que o decreto feito pela Princesa Isabel foi um ato de bondade? Quais as estratégias e forças políticas estavam envolvidas neste momento escravocrata? Qual foi papel dos quilombos neste momento de luta contra a escravidão? Qual a importância histórica deste acontecimento na atualidade?

Sobre o Cine Paredão

O Projeto Cine Paredão foi criado em 2008, por iniciativa de estudantes do curso de Ciências Sociais. Realizado ao ar livre, o Projeto tem como objetivo exibir filmes de difícil acesso para a comunidade em geral. As sessões acontecem todas as sextas-feiras, às 20 horas. As obras apresentadas tem caráter não comercial e nos proporciona pensar e refletir o cinema como arte em constante evolução, passando por diversos olhares, tempos e lugares ao redor do mundo. Com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e da Secretaria de Cultura (SeCult), o projeto propõe ocupar um espaço onde arte e a cultura possam ser livres de padrões preestabelecidos, e ao mesmo tempo, estimular outras formas de arte e expressão.

Mais informações:

facebook/Cine Paredão

Tags: cine paredãoUFSC