EdUFSC lança obra de referência para pesquisa e ensino de gramática

11/04/2013 10:55

O pioneirismo e o inedetismo são as marcas que referenciam, no País e no exterior, os trabalhos e as pesquisas do Núcleo de Estudos Gramaticais (NEG), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Uma síntese dos dez anos de atuação estão no livro Percursos em teoria da gramática, publicado pela EdUFSC e organizado por Roberta Pires de Oliveira e Carlos Mioto, fundadores do Núcleo. A obra é um dos lançamentos da Editora da Universidade na 10ª Feira do Livro de Joinville, que vai até 14 de abril no Centreventos Cau Hansen. O livro, de acordo com os organizadores, também está inserido nas comemorações do 40º aniversário de fundação do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade.

O Núcleo de Estudos tornou a UFSC um polo de pesquisas em teoria de gramática no Brasil e em nível internacional. Envolvendo pesquisadores locais e de outras instituições, a obra apresenta artigos de 14 autores que atuam na linha de pesquisa “interfaces da gramática”.

Os organizadores destacam a elaboração de dois manuais de introdução que vêm sendo reeditados e utilizados em diversos cursos de graduação e pós-graduação. Essenciais à formação de pesquisadores em linguística formal, Semântica: uma introdução, de Roberta Pires de Oliveira, e Novo manual de sintaxe, de Carlos Mioto, Maria Cristina Figueiredo e Ruth Elizabeth Vasconcellos, são obras de caráter didático.

Os artigos do livro são reflexões sobre as línguas naturais. “Úteis não apenas para entender o funcionamento de uma língua natural, mas também para ensinar os passos para a construção de uma teoria científica que a explique”, esclarecem os organizadores.

A obra permite ainda uma melhor compreensão do Português brasileiro beneficiando, assim, não somente a universidade, mas igualmente os demais níveis de ensino.

Roberta Pires de Oliveira tem doutorado na Bélgica. Pesquisadora do CNPq, na UFSC atua nas áreas de Semântica e Pragmática. Já Carlos Mioto, doutor pela Unicamp e também pesquisador do CNPq, na UFSC é professor de sintaxe.

O Núcleo de Estudos Gramaticais é vinculado ao Departamento de Língua e Literatura Vernáculas e funciona no Centro de Comunicação e Expressão da UFSC (CCE). Os autores são ou foram professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Linguística.

Mais informações e contatos:

Sérgio Medeiros e Fernando Wolff
(48) 3721-9605, 3721-9408, 3721-9686, 3721-8507 e 9962-2629 (Sérgio)
e-mails: fernando@editora.ufsc.brsergio@editora.ufsc.br

Moacir Loth/Jornalista da Agecom/UFSC
lothmoa@gmail.com

 

Tags: 10ª Feira do Livro de JoinvilleEdUFSCPercursos em teoria da gramáticaUFSC