Pró-Reitoria de Pesquisa entrega tablets para alunas de iniciação científica

Tayrine Sousa Weber, Camila Schoreder, o pró-reitor Jamil Assreuy e Heloísa Nunes dos Santos na entrega dos tablets, que foram sorteados durante o 22º Seminário de Iniciação Científica. Foto: Wagner Behr / Agecom / UFSC
Foram entregues na última terça-feira, 20 de novembro, na Pró-Reitoria de Pesquisa da UFSC, os tablets destinados às quatro alunas ganhadoras dos sorteios realizados durante o 22º Seminário de Iniciação Científica, que ocorreu entre os dias 17 e 19 de outubro. Tayrine Sousa Weber, do curso de Ciências Biológicas, Camila Schroeder, da Engenharia de Alimentos, Heloisia Nunes dos Santos, do curso de HIstória estiveram presentes, enquanto a aluna Thayná Fernandes Lacerda, do ensino médio do Colégio de Aplicação da UFSC não compareceu pois se encontrava em aula.
Os sorteios aconteceram ao final de cada dia do evento, contemplando todas as áreas de pesquisa da Universidade, Ciências da Vida (Centro de Ciências Agrárias, Biológicas, da Saúde e de Desportos), Ciências Exatas e da Terra (Ciências Físicas e Matemáticas e Centro Tecnológico) e Ciências Humanas e Sociais (Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Centro de Comunicação e Expressão, das Ciências da Educação, Ciências Jurídicas e Sócio Econômico).
“É um equipamento portátil, fácil de ser carregado para a universidade e que permite acessar artigos e reviews facilmente. Acho que esse é o principal intuito”, diz Camila Schroeder que cursa a sétima fase e integra o Laboratório Integrado de Tecnologia (INTELAB) sobre o uso que vai fazer do equipamento.
A premiação também serve como estímulo para alunos da graduação participarem do seminário. “A oportunidade de participar de uma iniciação científica deveria ser, idealmente, para todos na universidade. Aprender a fazer ciência, como fazer as perguntas e onde encontrar as respostas. Isso é uma cultura que a gente deve promover”, diz o pró-reitor de Pesquisa Jamil Assreuy.
A aluna Tayrine Sousa Weber, que cursa a terceira fase e participa do Laboratório de Neurobiologia da Dor e da Inflamação (LANDI) também concorda: “Foi muito gratificante participar do seminário, foi importante para a minha vida acadêmica”.
Foi a primeira vez que trabalhos apresentados no seminário concorreram a prêmios por sorteio. Em março serão divulgados os seis melhores trabalhos escolhidos pelos professores avaliadores, que serão premiados com uma viagem para o Congresso Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Patrícia Cim / Estagiária de Jornalismo da Agecom / UFSC
patriciacim@gmail.com
Veja a reportagem da TV UFSC: