Cinema, Chá & Cultura desta sexta-feira apresenta Festim Diabólico
A exibição de Festim diabólico comemora, no próximo dia 26 de outubro, os quatro anos do projeto Cinema, Chá & Cultura. Dirigido por Alfred Hitchcock e baseado na peça de Patrick Hamilton, de 1929, Rope, lançado em 1948, ficou quase 40 anos fora do mercado e foi relançado em 1984. O evento é gratuito e acontece na Fundação Badesc, a partir de 19h.
Famoso pelos recursos técnicos como o das famosas tomadas contínuas, o filme também trata de um tema perturbador, em parte porque o argumento é inspirado – embora não haja nenhuma referência explícita – no assassinato de um jovem de 14 anos, por dois estudantes da Universidade de Chicago, em 1924. No filme, após matarem um colega por “prazer intelectual”, os assassinos recebem familiares do morto e amigos, dentre eles seu professor, para um jantar tendo por mesa um baú no qual está o corpo da vítima.
Promovido pela Fundação Cultural BADESC e pela Cultura Inglesa de Florianópolis, o Cinema, Chá & Cultura é um projeto dedicado à exibição de filmes ligados à tradição anglófona, com a participação dos organizadores e de convidados, alternadamente.
Para os organizadores Anelise R. Corseuil (UFSC), Brígida de Miranda (UDESC), Maria Teresa Collares (UFSC), Leon de Paula (UDESC) e Maria Cecília de M. N. Coelho (UFMG), os encontros são uma oportunidade de promover conversas sobre literatura, teatro e cinema. A atividade é gratuita e a sessão começa às 19h, com os participantes se servindo de chá, preparado ao modo inglês e oferecido pela Cultura Inglesa de Florianópolis, e acompanhado de uma breve fala do mediador. Em seguida exibe-se o filme legendado e, ao final, temos a palavra do mediador e conversas sobre o filme.
A mediação é da Professora Maria Cecília de M. N. Coelho, do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ela tem pós-doutorado pelo Núcleo de Estudos Antigos e Medievais (FALE-FAFICH/UFMG) com a pesquisa “A produção de emoções e os esquemas retóricos no teatro grego antigo e no cinema contemporâneo”, é doutora em Letras Clássicas (USP), com estágio doutoral na Brown University (PDCT CAPES), mestre em Filosofia (USP) e graduada em Matemática e Filosofia (UnB). Atua nas áreas de filosofia, literatura dramática e retórica gregas, com ênfase em autores do século V a. C. Tem pesquisado e publicado, também, sobre a recepção da literatura grega antiga no cinema. É uma das coordenadoras do Núcleo de Estudos Antigos e Medievais da FALE-FAFICH/UFMG, presidente da Sociedade Brasileira de Retórica e vice-presidente da Associação Latino-Americana de Retórica.
Serviço:
O quê: Cinema, Chá & Cultura. com o filme Festim Diabólico, de Alfred Hitchcock
Quando: sexta-feira, 26 de outubro, às 19h
Onde: Fundação Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro – Florianópolis
Quanto: gratuito
Mais informações:
Fundação Badesc: (48) 3224-8846 e fundacaocultural@badesc.gov.br
Cultura Inglesa de Florianópolis: (48) 3224-2696 e recepcaofln@culturainglesa-sc.com.br