Biblioteca Universitária tem nova diretora
Na segunda-feira, 4 de junho, no auditório da Biblioteca Universitária ( BU) foi realizada a transmissão do cargo de Narcisa de Fátima Amboni para Dirce Maris Nunes da Silva, nova diretora da Biblioteca Universitária. A reitora Roselane Neckel e a vice Lúcia Helena Martins Pacheco estavam presentes. A BU tem um corpo de 102 técnico-administrativos distribuídos na Biblioteca Central, setoriais e dos campi.
Roselane reiterou que as decisões tomadas para as escolhas das direções e chefias são resultados dos diagnósticos e fóruns realizados. Lúcia Helena agradeceu o trabalho e
dedicação da Narcisa nos últimos quatro anos e disse que o trabalho estava sendo transferido para Dirce com muita tranquilidade, conscientes que a biblioteca é um local estratégico para o bom funcionamento da UFSC e que as bibliotecas dos campi necessitam de especial atenção especialmente em relação ao espaço físico.
A equipe da BU apresentou um vídeo em homenagem à Narcisa que teve a palavra, destacando que a biblioteca é referência internacional e que sua gestão, apoiada pela Administração Central, foi apoiada em dois importantes fatores: investir no conhecimento e competência dos servidores, adequando à biblioteca aos desafios do 3º milênio. Para ela, a BU é um observatório do conhecimento e cumpridor de política pública, sendo que como a vida universitária supõe multiplicidade afirmou que “O que nos move e comove é a certeza de que todos os que aqui trabalham têm consciência de sua missão”. Ressaltou, ainda: “Vocês são exemplo de perseverança, competência e amor”. Desejou sucesso à Dirce, na certeza que fará um projeto maravilhoso que além de atender, supere as demandas dos usuários.
Roselane, retomando a palavra disse que uma porta foi aberta para Narcisa realizar seu trabalho e que, neste momento outra porta era aberta para Dirce , que não perderia de vista o trabalho já realizado por Narcisa e equipe, que começou como estagiária na BU
Dirce contou sua trajetória profissional, relatando ter passado nove anos como diretora da Biblioteca da Universidade de Uberaba, e, que retornando à UFSC, foi convidada por Narcisa, com quem já havia trabalhado, para dirigir a biblioteca setorial do CCA. Frisou que pretende dar continuidade ao trabalho da Narcisa e seu desejo de fazer sempre um pouco mais.
A reitora disse acreditar no que já foi realizado em Uberaba e na experiência de Dirce, tendo certeza que junto com o trabalho já realizado por Narcisa, será feito um excelente trabalho num ponto estratégico para os estudantes e espaço de inclusão de nossos pesquisadores, que tem sido fonte importante para muitos deles. Roselane contou que à época de seu doutorado foi na BU que encontrou um cópia do Relatório Hite (O Relatório Hite, de Shere Hite, sobre sexualidade feminina, lançado nos anos 1970, foi a primeira pesquisa sobre mulheres realizada por uma mulher) que havia buscado, em vão, até na Biblioteca Nacional.
A reitora agradeceu à Dirce por ter aceitado o desafio e afirmou que as palavras da nova diretora complementavam as de Narcisa e disse que a BU teria todo o apoio institucional para qualidade e qualidade no ambiente de trabalho.
A ex-diretora entregou flores à nova diretora e recebeu flores e uma placa da equipe, representada pela bibliotecária Claudiane Weber, que afirmou que há um tempo de plantar e outro de colher e desejou um excelente tempo de colheita para Narcisa, seguindo-se uma celebração festiva com doces e bolo.
Dirce, contou à Agecom que pretende conversar com a equipe, realizando diagnósticos para operar as mudanças que se fizerem necessárias, destacando a mudança do software da Biblioteca para gerenciamento das questões administrativas da BU.
Por Alita Diana/jornalista da Agecom
Fotos: Wagner Behr/Agecom