Estação de atendimento no campus melhora qualidade do Plano de Saúde
O reinício das atividades letivas da UFSC coincide com duas boas notícias para os beneficiários do Plano de Saúde Suplementar da instituição. Uma delas é a criação de um espaço para atendimento dos usuários numa sala própria, no andar térreo da Reitoria, ao lado da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano e Social (PRDHS). A outra é ainda uma experiência, mas poderá ser um facilitador, no futuro, para os professores e trabalhadores técnico-administrativos da Universidade: a cobrança consignada da mensalidade no contracheque. O piloto alcança inicialmente um universo de 400 pessoas que optaram pelo contrato 0152 (Plano Básico, Estadual, Enfermaria).
A decisão de instalar uma estrutura própria no campus, em parceria com a Unimed Grande Florianópolis, leva em conta a importância de prestar todos os esclarecimentos e dar as informações necessárias num local de fácil acesso aos usuários. A estação de atendimento permitirá que qualquer problema possa ser resolvido in loco, sem a necessidade de deslocamento do docente ou servidor para o centro da Capital. O pró-reitor Luiz Henrique Vieira Silva, da PRDHS, justifica a medida dizendo que “não basta ter um bom plano, é preciso qualidade no atendimento”. Na sala especialmente destinada a isso, dois funcionários da UFSC tirarão todas as dúvidas, e uma colaboradora da Unimed estará permanentemente a postos com o mesmo objetivo.
O chefe da Divisão de Saúde Suplementar, Paulo Eduardo Botelho, explica que o aumento do número de vidas cobertas pelo plano – hoje em 13.285 – exigiu a criação de uma estrutura condizente com a demanda por atendimento. “Devemos chegar a 15 mil vidas até o final deste ano”, prevê Marcelo Fontanella Webster, diretor do Departamento de Desenvolvimento de Atenção Social e à Saúde (DDAS). Também os concursos realizados pela UFSC fizeram crescer a demanda pelo plano suplementar.
Com o plano consolidado, era preciso melhorar o gerenciamento do benefício. “É um aprendizado diário, mas hoje somos beneficiários da melhor ‘carteira’ da Unimed em Florianópolis”, assinala o pró-reitor Luiz Henrique Vieira Silva, que trata o plano como “prioridade institucional e de responsabilidade”. Cerca de 40% dos beneficiários conta com mais de 50 anos, o que justifica a preocupação em oferecer um serviço de qualidade.
Consignação – Desde junho de 2008, quando o plano foi criado, o sistema de cobrança era via boleto bancário, o que gerou alguma inadimplência e o consequente cancelamento do plano após 60 dias sem pagamento. Depois disso, havia ainda um período de carência de 30 dias, exigido pela Agência Nacional de Saúde (ANS), o que deixava os usuários a descoberto.
O plano começou com cerca de 4 mil pessoas, e menos de um ano depois, em abril de 2009, já contava com 7.189 vidas, incluindo os titulares e dependentes. Àquela altura, a UFSC já havia aberto o plano para os docentes, numa decisão pioneira no país. No começo de 2011, o número de vidas chegou a 9.901, e bateu em 12.555 no final do mesmo ano. Foi um plano construído do zero e que já é referência para outras instituições de ensino superior. Hoje, a adesão mantém um crescimento médio de 100 novos contratos por mês.
“O trabalho com esse grupo amostral servirá para identificar erros e facilitar a ampliação do serviço, primeiro para um grupo de cerca de 2 mil pessoas e posteriormente a todos os usuários do plano”, informa Botelho. Ele acredita que na folha a ser entregue em 1º. de maio todos os beneficiários já terão o desconto consignado em folha, que está prevista no contrato assinado com a Unimed.
Paulo Botelho frisa que a UFSC está correta ao investir na medicina preventiva e na vida das pessoas, em vista do envelhecimento da população. “Atualmente, cerca de 15% dos nossos usuários têm mais de 65 anos de idade”, sublinha ele. Se fizessem um plano particular, essas pessoas pagariam três vezes mais do que através do convênio da UFSC com a Unimed. “Somos a primeira instituição de ensino federal que criou um plano de saúde para servidores técnico-administrativos, docentes, inativos e pensionistas”, ressalta.
Mais informações sobre o plano, as características da co-participação, valores e benefícios podem ser buscadas nos telefones (48) 3721-2630 e 3721-2631 e no sitewww.planodesaude.ufsc.br. O horário de atendimento no novo espaço vai das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira. O call center da Unimed atende no número 0800483500.
Por Paulo Clóvis Schmitz/jornalista na Agecom
Fotos: Wagner Behr/Agecom