Na mídia: Secretaria de Saúde de Florianópolis pretende instalar UPA na emergência do HU
A parceria ainda está em negociação e na próxima semana haverá nova reunião para discutir sobre a possibilidade da unidade 24 horas
Os moradores da Capital poderão ganhar uma espécie de UPA (Unidade de Pronto Atendimento) central, com atendimento 24 horas, neste primeiro semestre de 2012. A Secretaria da Saúde do município pretende fazer uma parceria com o HU (Hospital Universitário) e instalar o posto de pronto atendimento anexo à emergência do hospital, no bairro Trindade. De acordo com a secretaria e o diretor de medicina do HU, Sergio Duwe, o projeto ainda está em negociação. Segundo Duwe, a ideia é que a prefeitura disponibilize três médicos para auxiliar no atendimento, mas para isso será necessário realizar concurso.
A conversa sobre este projeto iniciou na última semana de dezembro e na próxima quarta-feira os responsáveis devem se reunir novamente para definir investimento, data e questões pendentes para dar continuidade ao projeto. “Se tivermos este posto aqui vai ser ótimo porque desafoga nossa emergência e conseguimos dar prioridade aos pacientes graves”, disse Duwe.
Na região continental da cidade também há uma UPA em construção desde agosto de 2010. A obra era para ser concluída até o fim do ano passado, mas devido a um problema na fundação da edificação, a obra foi adiada. Segundo informações da assessoria de imprensa da secretaria de saúde do município, a conclusão está prevista para até julho deste ano. A UPA Continente está sendo construída no Jardim Atlântico, terá 2.000m² e 135 profissionais, com capacidade para atender até 530 pacientes por dia.
Como funcionam as UPAS
A prioridade das UPAs 24 horas é atender os casos de urgência e emergência. O atendimento é feito por classificação de risco e não por ordem de chegada, os casos mais graves tem preferência. Atualmente Florianópolis conta com duas unidades ativas de 900m²cada, a UPA Norte, inaugurada em setembro de 2008 ao lado do TICAN (Terminal Integrado de Canasvieiras) e a UPA Sul, inaugurada em fevereiro de 2009 ao lado do TIRIO (Terminal Integrado do Rio Tavares).
De acordo com a secretaria de saúde de Florianópolis em 2011 as duas UPAs realizaram juntas mais de 290 mil atendimentos por ano. Cada unidade conta com 117 profissionais, a equipe básica possui dois médicos clínicos, dois pediatras, um cirurgião geral, um dentista e equipe de apoio.
Publicado por: Notícias do Dia, 10 de janeiro de 2012.