Estudante de Curitibanos ganha a promoção Vestibular UFSC/2012
O estudante Mateus Mello Borges, de 16 anos, morador de Curitibanos, é o ganhador da promoção do Vestibular da UFSC/2012 que sorteou um IPad 2, realizada pela Comissão Permanente do Vestibular (COPERVE), entre os meses de setembro e outubro. O evento teve por objetivo promover o vestibular nas redes sociais Facebook e Twitter da Universidade. O sorteio ocorreu no dia 26 de outubro.
No dia 4 de novembro Mateus foi ao campus da UFSC em Curitibanos para buscar seu prêmio, entregue pela professora do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Mônica dos Santos. “Um dos meus dois sonhos está realizado. Agora só falta passar no vestibular da UFSC”, declarou Mateus, que cursa o terceiro ano do ensino médio. Ele já se inscreveu para Medicina Veterinária, um dos quatro cursos oferecidos no Campus de Curitibanos, que também tem as graduações em Agronomia, Ciências Rurais e Engenharia Florestal.
Mateus mora na zona rural, a oito quilômetros do centro de Curitibanos. A família vive da lavoura de alho, milho, feijão e soja, e da venda de leite. “Mateus é a minha mão direita na lida com o leite”, conta a mãe, Maria Aparecida Borges. Ele acorda todas as manhãs em torno das 6h30 e ajuda a ordenhar as vacas. Depois, quando chega da escola também faz outra ordenha.
Sua mãe conta que, quando Mateus tinha quatro anos, chorava pedindo para ir à escola. Foi com esta idade também que ele aprendeu a ler. Assim, seus pais o levaram para a escola multiseriada, no sítio, e aos cinco anos já estava fazendo a primeira série. Para continuar os estudos, mudou para o colégio da cidade, onde vai todos os dias até hoje. É de lá que Mateus consegue acessar a internet.
Agora todos estão torcendo para que ele passe no vestibular. Seu irmão mais velho, Márcio, de 24 anos, já é formado em Tecnologia em Produção Agropecuária, por uma instituição particular . “Foi sofrido para pagar”, conta a mãe, que conclui: “agora com a universidade aqui está bem melhor, a cidade cresceu, já mudou o movimento, uma mudança bem positiva”.
Por Laura Tuyama/jornalista na Agecom