Instituto de Estudos de Gênero da UFSC encerra comemorações de 20 anos com debate sobre desastres, desigualdades e gênero
O Instituto de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina (IEG/UFSC) realiza no dia 15 de dezembro, segunda-feira, às 19h, a 8ª e última sessão do 2º Colóquio IEG-UFSC de Pesquisas deste ano. Com o tema Desastres, desigualdades e impactos sob perspectiva feminista, o encontro será transmitido ao vivo pelo canal Instituto de Estudos de Gênero no Youtube, encerrando o ciclo de debates comemorativo aos 20 anos do Instituto.
A mediação será feita pela professora Nayara de Lima Monteiro, doutora em Ciências Humanas pela UFSC, com trajetória acadêmica voltada às relações entre gênero, colonialidades e conhecimentos tradicionais. Nayara é mestre em Relações Internacionais, graduada em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e especialista em Arqueologia Social e Inclusiva. A pesquisadora também integra o Nusserge UFSC, o IEG/UFSC e atua como pesquisadora associada ao Laboratório de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais da UDESC.
Programação
Serão três apresentações principais. O tema da primeira conferência será (Re)construção de vidas: um estudo sobre gênero e violências nas experiências de mulheres diretamente afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, Brasil, conduzida por Alíssia Gressler Dornelles. A pesquisadora, que é doutoranda em Psicologia pela UFSM, apresentará resultados de uma pesquisa que analisa os impactos subjetivos, a intensificação do trabalho de cuidados e as violências agravadas vivenciadas por mulheres após as enchentes de 2024, a partir de referenciais da epistemologia feminista e da psicologia social crítica.
Na sequência, a pesquisadora María Cecilia Arrarte-Arzola apresentará o trabalho Brechas de género en la Udelar (Uruguay). Doutoranda em Ciências da Administração pela Universidad Nacional de La Plata (Argentina) e professora adjunta da Universidad de la República (Uruguai), seu estudo investiga os impactos da descentralização universitária sobre as desigualdades de gênero entre docentes, analisando níveis institucionais, grupais e individuais, além das limitações das políticas universitárias na promoção da equidade.
Encerrando a sessão, a professora Teresa Kleba Lisboa, titular aposentada do Departamento de Serviço Social da UFSC, docente do PPGICH/UFSC e ex-coordenadora do IEG e do Seminário Internacional Fazendo Gênero, fará uma apresentação sobre o Observatório da Violência contra a Mulher de Santa Catarina (OVM/SC). A exposição abordará as ações do Observatório no enfrentamento da violência de gênero por meio da integração de dados, do fortalecimento da rede de atendimento e do monitoramento das políticas públicas no estado.
As inscrições para obtenção de certificado pela UFSC estão abertas à comunidade acadêmica e ao público em geral e devem ser realizadas pelo link: Inscrições IEG. As pessoas inscritas terão acesso ao ambiente virtual Moodle Grupos do Colóquio: Curso: 2º Colóquio IEG de Pesquisas – gênero, feminismos, sexualidades, interseccionalidades | Moodle UFSC. Serão disponibilizados textos e materiais de apoio.
Mais informações no site ieg.ufsc.br, no Instagram IEG UFSC ou pelo e-mail estudosdegenero@gmail.com.









