LabTrans da UFSC é reconhecido como centro de excelência em segurança viária por programa internacional
O Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (LabTrans/UFSC) foi novamente reconhecido como Centro de Excelência na rede global do International Road Assessment Programme (iRAP). O LabTrans é um dos 11 Centros de Excelência do iRAP, sendo o único localizado no Brasil. O iRAP está alinhado às ações de segurança viária propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU). No intuito de fortalecer iniciativas com foco na melhoria das condições de segurança viária mundial, a ONU definiu o período de 2021 a 2030 como a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito.
Os Centros de Excelência iRAP são organizações selecionadas com base nos critérios de relevância e excelência em segurança viária, e estão focadas em atividades realizadas para o bem público, buscando um mundo livre de vias de alto risco. A equipe técnica do laboratório está apta a desenvolver projetos em todas as etapas da metodologia correspondente, incluindo a inspeção de vias a partir do levantamento de imagens georreferenciadas em campo, codificação dos atributos e de análises e resultados, que incluem a Classificação por Estrelas e os Planos de Investimento para Vias Mais Seguras.
O termo de renovação do Memorando de Entendimento foi assinado no dia 17 de outubro pelo coordenador do LabTans, Wellington Repette; pelo diretor global de Projetos no iRAP, Julio Urzua; e pelo gerente de Projetos da Fundação de Amparo a Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu), Geraldo Morgado Fagundes Filho.
























