Edição do CCA Conecta Egressos desta semana aborda curso de Engenharia de Aquicultura
O CCA Conecta Egressos desta semana será realizado na quarta-feira, dia 2 de junho, a partir das 20 h, e será transmitido ao vivo pelo canal de Youtube do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Devido ao feriado, não haverá o encontro na quinta-feira. A edição desta semana será dedicada ao curso de Engenharia de Aquicultura. O evento contará com a participação de dois egressos formados no CCA/UFSC e que hoje são docentes do curso de Engenharia de Pesca da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), no campus Laguna.
Giovanni Lemos de Mello, graduado na primeira turma de Engenharia de Aquicultura e que também concluiu o mestrado (2007) e doutorado (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Aquicultura da UFSC. Atuou como consultor técnico em diversas fazendas de carcinicultura do estado e fundou, em 2006, fundou a empresa Aquaconsult – Projetos e Serviços em Aquicultura e Meio Ambiente, sendo homenageada pelo CREA/SC por ser a primeira empresa de aquicultura filiada ao órgão em Santa Catarina. A partir de fevereiro de 2009, ingressou na área da pesquisa, através de sua contratação pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), atuando como pesquisador no Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca (Cedap). Entre 2010 e 2013, Mello foi professor colaborador do Curso de Engenharia de Pesca da Udesc, antes de ser efetivado na instituição como professor adjunto IV. Atualmente coordena o Laboratório de Aquicultura (LAQ) da UDESC e o Grupo de Interesse em Carcinicultura daquela Universidade. É líder do Grupo de Pesquisa em Aquicultura da Udesc (GPAq). É editor-chefe da revista Aquaculture Brasil, fundada em 2016. É idealizador do AquaOnline Brasil – Congresso Brasileiro Online de Aquicultura e do Prêmio Inovação Aquícola.
O evento também terá a presença de Fábio de Farias Neves, engenheiro e mestre em Aquicultura pelo CCA/UFSC e doutor em Engenharia Ambiental. Atualmente é professor associado da Udesc, onde coordena o Laboratório de Cultivo e Biotecnologia de Algas e é líder do Grupo de Pesquisa em Ficologia Aplicada. Fábio também e bolsista de produtividade em desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora, tem atuado com projetos de P&D em indústrias e contribuído com o desenvolvimento de startups de base tecnologia no segmento de biotecnologia de algas.
Participará também do encontro o professor Luis Alejandro Vinatea Arana, docente titular do Departamento de Aquicultura e pesquisador do Laboratório de Camarões Marinhos. Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, com ênfase em Aquicultura, atuando principalmente em qualidade da água, ecologia dos ambientes aquáticos de cultivo, carcinicultura marinha e desenvolvimento sustentável da aquicultura. É também pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).



























