Candidatos à Prefeitura de Florianópolis debatem propostas na TV UFSC

30/10/2020 00:50

Reprodução/YouTube

A TV UFSC transmitiu, na noite de quinta-feira, 29 de outubro, um debate entre sete dos dez candidatos à Prefeitura Municipal de Florianópolis. Durante mais de duas horas os postulantes ao cargo de prefeito puderam apresentar suas propostas e debater diversos assuntos de interesse dos eleitores, que acompanharam a transmissão ao vivo por meio da TV e do YouTube. Segundo a TV UFSC, o debate teve 27 mil reproduções no YouTube e chegou a ter pico de cerca de 6 mil espectadores simultâneos.

Participaram os candidatos Alexander Brasil (PRTB); Angela Amin (PP); Elson Pereira (PSOL); Hélio Bairros (Patriota); Orlando Silva (Novo); Pedrão Silvestre (PL); e Ricardo Vieira (Solidariedade). O evento foi mediado pelo jornalista Delmar Gularte.

>> Assista ao debate na íntegra AQUI

A cadeira reservada para o atual prefeito e candidato à reeleição Gean Loureiro ficou vazia, pois ele recupera-se da Covid-19 e não poderia participar presencialmente. Foi oferecida a participação do candidato a vice-prefeito, Topázio Neto (Republicanos), que não foi possível pois ele encontra-se com suspeita de infecção pelo novo Coronavírus. 

Formato

O debate foi dividido em cinco blocos (confira o Regulamento). O primeiro bloco foi destinado às apresentações dos concorrentes ao cargo de gestor municipal. Durante o segundo bloco, os participantes fizeram perguntas entre si, e abordaram temas como o saneamento básico, a poluição do mar, o enfrentamento à pandemia de Covid-19 em Florianópolis, a privatização de serviços públicos e o Plano Diretor da Capital.

Preparação para o início do debate (Foto: Divulgação)

No terceiro bloco, o mediador escolheu os temas para serem debatidos entre os candidatos. Foram sorteados tópicos como assistência social, cultura, mobilidade urbana, educação pública, saneamento básico, segurança pública e habitação.

No quarto bloco, foi possível fazer perguntas uns aos outros com tema livre. As perguntas foram acerca da regularização de imóveis, turismo, educação, tributos, transporte público, entre outros. Durante o quinto e último bloco, os candidatos fizeram suas considerações finais. 

O evento foi promovido pelo Centro Acadêmico XI de Fevereiro (Caxif) do curso de Direito da UFSC, pelo Grupo de Estudos e Extensão Legisla UFSC, pelo Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc-Sindical) e pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFSC).

O debate teve apoio da Administração Central da UFSC, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC) e da Associação dos Egressos da Faculdade de Direito da UFSC, Alumni ’32. Houve tradução simultânea para Língua Brasileira de Sinais pelos intérpretes Laís dos Santos e Saimon Reckelberg.

“As entidades organizadoras deram uma verdadeira aula de democracia e a UFSC mostrou que é possível exercer a cidadania mesmo em meio às restrições de acesso. Com muita responsabilidade e cuidados sanitários, debatemos a crise em meio à crise e oferecemos à cidade um mosaico de idéias, planos e propostas”, salientou Aureo Moraes, chefe de Gabinete da Reitoria, presente no evento. A Secretaria de Segurança Institucional (SSI/UFSC) também atuou durante o debate.

Liminar

O debate havia sido suspenso pela Justiça Eleitoral na tarde de quarta-feira, dia 28, após representação apresentada pelo candidato Alexander Brasil (PRTB). O critério utilizado pela organização para convidar os postulantes foi a presença de membros dos seus partidos no Congresso Nacional. O candidato alegou na justiça que sua coligação (PRTB-PTB) possui os representantes necessários no Congresso.

Ao tomar conhecimento da liminar, a comissão organizadora contatou Alexander Brasil para convidá-lo ao debate. O candidato aceitou o convite. Com o assentimento dos demais participantes, a organização pediu a reversão da decisão na Justiça Eleitoral, que ocorreu na tarde desta quinta-feira.

Recepção aos candidatos (Foto: Divulgação)

Protocolos sanitários

A Administração Central e a TV UFSC estipularam as regras para a realização do evento presencial, com atenção às determinações das autoridades sanitárias.

O protocolo de segurança incluiu medidas como a ausência de público, com a redução da equipe de apoio; a limitação do número de candidatos, para possibilitar o distanciamento adequado; o uso de máscaras, a aferição da temperatura e tapetes sanitizantes na entrada, dispensers com álcool em gel nos ambientes do prédio e ventilação natural.

Tags: debateeleições 2020TV UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina